O que é Viewability?

O que é Viewability?

Ad viewability (visualização de anúncio) é uma métrica de campanhas em internet que considera apenas os anúncios de fato vistos por usuários. É uma tendência do mercado online atual, pois permite a mensuração de impressões visualizadas – indo além das impressões entregues.

Como é possível validar a visualização do anúncio?

Cada empresa tem a sua própria técnica para mensurar a viewability de um anúncio. O Google, a maior referência de viewability do mercado, leva em consideração parâmetros como a porcentagem do anúncio que está visível na tela e o tempo que aquele anúncio ficou visível na tela do usuário.

O Google segue a definição sugerida pela Interactive Advertising Bureau (IAB) e Media Rating Council (MRC) de que um anúncio só é visível quando 50% dos pixels estão visíveis na tela do usuário pelo tempo mínimo de 1 segundo. Sem um método de mensuração universal, é impossível determinar o valor real de uma impressão verdadeiramente visualizada.

Por essa razão, existem muitos conflitos entre os números de impressões contabilizados pelos players e pelos adservers, que são servidores dedicados à entrega, rastreamento e gerenciamento de publicidade digital que disponibilizam relatórios sobre a performance da campanha.

A Publya utiliza a tecnologia das empresas Peer39 (Sizmek), Double Verify e Integral Ad Science que otimizam as campanhas para que elas sejam entregues em sites com maiores probabilidades de oferecer índices mais altos de viewability.