O que é um endereço IP?

O que é um endereço IP?

Um endereço IP é um grupo único de números que identificam computadores e dispositivos na internet ou em redes.

Endereços de IP são frequentemente designados de forma dinâmica e portanto podem mudar cada vez que um dispositivo é reconectado na internet, independente da localização do dispositivo.

Como um endereço de IP é utilizado para localização?

Endereços de IP em si não possuem inerentemente informações sobre localização, então os serviços de geolocalização por IP existem para desenvolver e licenciar bancos de dados que mapeiam os endereços IP para a localização.

Dependendo de quantos dados foram coletados sobre um IP, as informações da localização destes bancos de dados podem ser em forma de coordenadas de latitude e longitude, ou regiões geográficas mais amplas como país, cidade ou código postal.

Algumas segmentações de anúncios e plataformas analíticas usam dados destes bancos de dados em função de reportar a localização. Contudo, é importante entender as significantes limitações quando utilizar essa abordagem.

Por que endereços de IP para mapeamento de localização são frequentemente imprecisos?

Enquanto bancos de dados de geolocalização por IP foram melhorados ao longo dos anos, endereços de IP ainda não são um proxy confiável para entender a localização precisa de um dispositivo, mesmo dentre os melhores provedores.

Normalmente, ISPs atribuem endereços de IP em grande blocos por região, então é frequentemente seguro usar endereços de IP para compreender a localizações mais amplas, em um país, ou possivelmente em nível de cidade ou estado. Contudo, IP baseado em localização são raramente confiáveis para qualquer tipo de segmentação precisa.

Dispositivos móveis são apenas isso, móveis. Então, endereços de IP usados com internet móvel podem não ser confiáveis para mapear uma localização de um dispositivo específico. Em sua maioria, são mapeados para um centroide da região geral associada a este endereço.

Um problema comum que vemos assolar a indústria é que a localização ampla será na melhor das hipóteses indiferente e intencionalmente disfarçada, e na pior das hipóteses, um ponto preciso. Por exemplo, se um anunciante determinar que um dispositivo está nos Estados unidos, alguns sistemas irão registrar esse ponto de dados como um centro preciso dos EUA, este que ao poderá ser registrado como Wichita, Kansas por ser próximo. Um artigo da Fusion explica como informações de localização ampla aparecem em relatórios como um ponto específico mesmo pensando que não há evidências que o dispositivo esteve naquela localização.

Alguns dos métodos que são utilizados para desenvolver estes bancos de dados não são confiáveis ou compreensíveis. Por exemplo, um método é determinar a propriedade da empresa de endereço de IP e então assumir que este IP é usado no QG da companhia. Não é incomum para encontrar a localização de um escritório de provedores de serviços de internet ou datacenter como a geolocalização reportada de um dispositivo

Como isso se compara com uma abordagem baseada em GPS?

O Geopulse da Factual depende dos dados do Sistema de Posicionamento Global (GPS), o qual é muito preciso, geralmente dentro de 3 a 10 metros da localização atual do dispositivo. Então, ao comparar um local baseado em GPS com informações que dependem do endereço IP, as informações correspondentes podem discordar totalmente.

Last Updated On maio 15, 2018
Last Updated On maio 15, 2018