Qual é a diferença entre cliques e sessões, usuários, entradas, exibições de página e exibições de página únicas no Google Analytics?

Qual é a diferença entre cliques e sessões, usuários, entradas, exibições de página e exibições de página únicas no Google Analytics?

 

Cliques x Sessões

Há uma diferença grande entre cliques mensurados pela sua plataforma de publicidade e sessões registradas nos relatórios do Google Analytics. A coluna de Cliques nos seus relatórios indica quantas vezes os usuários clicaram nas suas publicidades. A coluna Sessões indica o número de sessões únicas iniciadas pelos seus usuários. Esses dois números não coincidem por diversos motivos:

  • Um usuário pode clicar no seu anúncio várias vezes. Quando uma pessoa clica em um anúncio várias vezes na mesma sessão, a plataforma de publicidade registra vários cliques, enquanto o Google Analytics reconhece as exibições de página diferentes como uma sessão. Esse é um comportamento comum entre usuários envolvidos em comparações para compras.
  • Um usuário pode clicar em um anúncio e, depois, durante uma sessão diferente, retornar diretamente para o site por meio da página adicionada aos favoritos. Nesse caso, as informações de referência da sessão original são retidas. Portanto, um clique resulta em várias sessões.
  • Um usuário pode clicar no seu anúncio, mas impedir o carregamento completo da página ao navegar para outra página ou ao pressionar o botão Interromper do navegador. Nesse caso, o código de acompanhamento do Google Analytics não consegue executar e enviar dados de acompanhamento para os servidores do Google. No entanto, a plataforma de publicidade ainda registra um clique.

Cliques x Usuários

Há uma diferença importante entre cliques da sua plataforma de publicidade e usuários do analytics. A coluna Cliques na plataforma de publicidade indica quantas vezes seus anúncios receberam cliques de usuários, enquanto a coluna Usuários indica o número de usuários únicos (não duplicados) que clicaram nos anúncios. Esses dois números não coincidem por diversos motivos:

  • Um usuário pode clicar no seu anúncio várias vezes. Quando uma pessoa clica em um anúncio várias vezes na mesma sessão, a plataforma de publicidade registra vários cliques, enquanto o Google Analytics reconhece um único usuário. Esse é um comportamento comum entre usuários envolvidos em comparações para compras.
  • Um usuário pode clicar no seu anúncio, mas impedir o carregamento completo da página ao navegar para outra página ou ao pressionar o botão Interromper do navegador. Nesse caso, o código de acompanhamento do Google Analytics não é executado e não envia dados de acompanhamento para os servidores do Google. Como consequência, nenhum usuário é contabilizado. No entanto, a plataforma de publicidade ainda registra um clique.

Sessões x Usuários

O Google Analytics avalia as sessões e os usuários na sua conta. As sessões representam o número de sessões individuais iniciadas por todos os usuários para seu site. Se um usuário estiver inativo no site por 30 minutos ou mais, qualquer atividade futura será atribuída a uma nova sessão. Os usuários que saem do seu site e retornam em menos de 30 minutos são contabilizados como parte da sessão original.
A sessão inicial de um usuário durante qualquer período selecionado é considerada uma sessão adicional e um usuário adicional. As sessões futuras do mesmo usuário durante o período selecionado são contabilizadas como sessões adicionais, mas não como usuários adicionais.

Discrepâncias entre cliques e sessões

Há vários motivos pelos quais o Google Analytics e a plataforma de publicidade podem apresentar números diferentes para cliques e sessões:

Cliques e Sessões são métricas diferentes.

A plataforma de publicidade acompanha Cliques e o Google Analytics acompanha Sessões. Se um usuário clicar no seu anúncio 2 vezes em 30 minutos sem fechar o navegador, isso será registrado pelo Google Analytics como uma sessão, mesmo que o usuário saia do site e retorne logo em seguida. Por exemplo, se o usuário clicar no seu anúncio uma vez, clicar no botão voltar e depois clicar no anúncio novamente, a plataforma de publicidade registrará dois cliques, enquanto o Google Analytics registrará uma sessão.

Seu site tem uma recriação de URLs do servidor

Adicionar parâmetros ao seu URL pode fazer com que a regra de recriação não funcione. Uma pequena porcentagem de websites não permite parâmetros de URL arbitrários e, consequentemente, apresentam páginas de erro quando você inclui esses parâmetros. Sugerimos que você solicite ao seu webmaster permitir parâmetros de URL arbitrários.

Sua página de destino pode redirecionar o usuário a uma página diferente.

Os redirecionamentos em páginas de destino muitas vezes impedem que o código do Google Analytics seja carregado e identifique corretamente o tráfego como proveniente de uma campanha de pesquisa paga. Por exemplo: seu anúncio direciona o usuário para http://www.mydomain.com/index.html, mas você criou um redirecionamento 301, 302 ou JavaScript desse URL para http://www.mydomain.com/page2.html. As informações da campanha que foram originalmente anexadas à página de destino se perderão no redirecionamento.

Verifique se a página de destino dos seus anúncios está sendo acompanhada.

Se a página de destino dos seus anúncios não estiver sendo acompanhada, as informações da campanha não serão transmitidas ao Google Analytics.

É possível que os usuários tenham definido suas respectivas preferências de navegador impedindo que o Google Analytics colete dados no site.

É possível que os usuários que acessam seu site por meio do Google AdWords tenham desativado o JavaScript ou os gráficos, ou usem outras tecnologias que impedem o Google Analytics de coletar informações sobre os usuários do seu site (como a instalação do Add-on do navegador para desativação do Google Analytics). Em alguns casos, o Google Analytics não consegue incluir esses usuários no relatório, mas a plataforma de publicidade inclui.

Verifique se sua página de destino consegue carregar o código corretamente.

O fato de os cliques serem informados na plataforma de publicidade, mas não no Google Analytics, pode ser resultado de uma obstrução entre o evento de cliques da plataforma de publicidade e a capacidade de carregar o código de acompanhamento na página de destino. Nesse caso, verifique se seus servidores de hospedagem da Web funcionam corretamente, se a página é carregada para todos os usuários e endereços IP possíveis e se o código de acompanhamento foi instalado corretamente nas suas páginas da Web.

Os usuários retornam durante a vida útil de uma campanha.

Durante a vida útil de determinada campanha, um usuário recorrente do site é atribuído a essa campanha. Nesses casos, você pode esperar mais sessões do que cliques. Para ver o número de sessões provenientes de usuários recorrentes, faça a segmentação cruzada da campanha por Tipo de usuário.

Os usuários retornam ao site por meio dos favoritos.

O Google Analytics usa os parâmetros nos seus URLs de destino para identificar o tráfego de anúncios da plataforma de publicidade. Os parâmetros são exibidos no URL da página de destino quando um usuário visita seu site clicando no anúncio. Por exemplo, se seu site é www.example.com, quando um usuário clica no seu anúncio, ele é exibido na barra de endereços como:
www.example.com/?utm_source=publya

Se os usuários adicionam seu website aos favoritos juntamente com os parâmetros, o Google Analytics registra o tráfego desses favoritos como provenientes dos anúncios da plataforma de publicidade. No entanto, a plataforma de publicidade não registra os cliques (e os anunciantes não recebem cobrança por essas sessões, visto que não são cliques reais nos anúncios).

Latência do servidor

Se um usuário acessa seu site por meio de um anúncio e sai da página de destino antes da execução do código de acompanhamento, os parâmetros não são transmitidos aos servidores do Google e o clique não é associado à sessão. O resultado é uma discrepância entre cliques e sessões.

Referências:
https://support.google.com/analytics/answer/1257084?hl=pt-BR#clicks_vs_sessions
https://support.google.com/analytics/answer/1034383
https://support.google.com/analytics/answer/4588315

Last Updated On maio 17, 2018
Last Updated On maio 17, 2018