Dashboard de Mídia para análise de campanhas em tempo real

Conteúdosabril 26, 20246 Minutes

Um dashboard de mídia é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer iniciativa de publicidade, oferecendo uma visão abrangente do desempenho da campanha em tempo real e possibilitando a análise de diferentes de indicadores chave da ação.

A Publya possui um Sistema de Relatórios exclusivo para que agências e anunciantes acompanhem as métricas das campanhas de mídia. Confira neste artigo os diferenciais do Dashboard e como utilizá-lo para tomar decisões com base em dados relevantes e coerentes.

O que é um Dashboard de Mídia?

A mídia digital permite aos anunciantes construir estratégias para diferentes objetivos, como ampliar o reconhecimento de marca, gerar tráfego ou conversões. Cada um desses objetivos podem ser metrificados a partir de KPIs específicos, que contribuem para análises do ROI das ações de mídia, geração de insights e elaboração de novas estratégias.

Seja para enriquecer o planejamento de uma campanha, ou otimizar a verba para compra de mídia, é preciso utilizar esses dados de forma inteligente. Os dashboards de mídia ajudam a facilitar o entendimento acerca dos resultados obtidos e promovem uma série de benefícios, como:

  • Acompanhe métricas essenciais da campanha de forma transparente e eficiente.
  • Reduza custos desnecessários e otimize o orçamento da campanha, direcionando investimentos para os canais que geram mais resultados.
  • Otimize continuamente a campanha com base no desempenho, ajustando orçamentos, segmentação do público, estratégias mais eficientes, criativos e canais de mídia para maximizar o ROI.
  • Identifique oportunidades para melhorar o desempenho da campanha, como expandir o alcance, aumentar a taxa de conversão ou reduzir o custo por aquisição.
  • Realize testes A/B para diferentes criativos, canais de mídia e segmentações de público, otimizando a campanha para o seu público-alvo específico.

Dashboard de Mídia desenvolvido pela Publya

O Dashboard faz parte de um Sistema de Relatórios proprietário e exclusivo, desenvolvido pela Publya, que agrega dados de diferentes plataformas de compra de mídia para análise em tempo real.

A ferramenta é integrada com as principais plataformas de anúncios do mercado digital: DV360, Meta, Google, TikTok, LinkedIn e X (Twitter).

Por concentrar todas as informações, métricas e KPIs sobre as campanhas em uma única interface, o Dashboard elimina a necessidade de recorrer a diferentes relatórios. Dessa forma, cada anunciante pode acessar, a partir de um único link, as informações das campanhas que estão no ar e também as que já foram veiculadas com a Publya.

Métricas e KPIs para Acompanhar no Dashboard

Como cada campanha possui métricas específicas para otimização, a plataforma se adapta para apresentar somente as informações essenciais para analisar o contexto no qual a campanha está sendo exposta.

Dessa forma, é possível visualizar informações gerais da campanha:

  • Impressões
  • Alcance
  • Verba utilizada
  • CPM (Custo por mil impressões)

Até informações detalhadas de acordo com a métrica para otimização da campanha. Por exemplo:

  • Cliques
  • Custo por clique (CPC)
  • Número de conversões
  • Custo por conversão (CPA)
  • Taxa de viewability, CTR
  • Visualizações completas de vídeo (VCR)
  • Custo por visualização (CPV).

A partir da integração com as plataformas de mídia online também é possível acompanhar dados específicos por tipos de campanha.

Por exemplo, em uma campanha de programática também é possível acompanhar:

  • Estratégias utilizadas
  • Distribuição por device
  • Região
  • Desempenho por tamanho do criativo
  • Entre outros.

Já em uma campanha no Meta, por exemplo, é possível analisar a performance dos grupos de anúncios e anúncios de acordo com a plataforma (Facebook, Instagram, Audience Network ou Messenger).

Essas informações estão disponíveis em tempo real, permitindo uma análise completa das métricas que realmente importam ao anunciante.

Agregando práticas data-driven na compra de mídia

A Publya possui um núcleo interno focado no desenvolvimento de tecnologias para agregar práticas data-driven à compra de mídia. Esse compromisso fortalece a transparência na veiculação de campanhas, e oferece as ferramentas necessárias para que agências e anunciantes entendam o contexto e resultados que estão obtendo no meio digital.

A partir do Sistema de Relatórios Publya é possível entender se os objetivos de marca estão sendo alcançados através das campanhas digitais, além de trazer maior segurança para que empresas construam suas decisões com base em dados reais e coerentes.

“Vivemos em uma era guiada por dados. Nesse contexto, os dashboards desempenham um papel fundamental ao apresentar informações precisas, integradas e unificadas, simplificando processos e possibilitando tomadas de decisão mais rápidas e estratégicas das empresas. O propósito do dashboard da Publya sempre foi trazer informações precisas e de qualidade sobre as campanhas veiculadas, impulsionando ações e decisões voltadas ao crescimento dos negócios de nossos clientes.” – comenta Alessandra Pozza, Diretora de Customer Success e Gestão de Campanhas da Publya.

Conheça outros diferenciais que a sua marca pode ter ao veicular campanhas de mídia digital com a Publya, fale com um especialista.