Metaverso e Publicidade: Cenário Atual e Perspectivas Futuras
Apesar do conceito existir desde 1992, o metaverso voltou a ter destaque após o anúncio de que o Facebook passaria a se chamar Meta, uma iniciativa para investir fortemente em experiências digitais.
A amplitude do assunto tem tomado conta da Internet e a palavra-chave “metaverso” gera mais de 677 mil resultados no Google. Já a hashtag #metaverso tem mais de 60 mil postagens no Instagram e é twittada mais de 500 vezes por hora.
Ainda é cedo para afirmar quais os impactos no mercado de marketing e publicidade, mas é interessante acompanhar o movimento de algumas marcas e como estão se relacionando com essas soluções.
Confira neste artigo o que é metaverso, o perfil dos usuários que participam desse ambiente e os caminhos que algumas marcas estão adotando para fazer parte dessa tendência.
Metaverso e NFTs: como funciona?
O metaverso pode ser entendido como uma tecnologia para combinar “o mundo real” com o digital, ampliando as interações dos usuários através de avatares 3D e de realidade virtual aumentada. O que difere o metaverso de outros ambientes é a possibilidade de realizar transações financeiras por meio de criptomoedas e NFTs.
O NFT, também conhecido como non-fungible token ou Token Não Fungível, serve para assegurar a origem e a propriedade de um item, que pode estar atrelado a uma pessoa ou entidade. Vários itens em metaversos, como avatares, acessórios e terrenos têm sua propriedade atrelada a um NFT.
Para criar, vender ou comprar NFTs, assim como utilizar em recursos no metaverso, é preciso criar uma carteira virtual e adicionar fundos em criptomoedas. Essas carteiras são criadas através das exchanges, uma espécie de casa de câmbio responsável por converter moeda corrente em cripto ativos.
Os NFTs vêm sendo utilizados como ingressos de eventos, contratos virtuais, sistemas de segurança, itens em plataformas de gamificação, além dos famosos colecionáveis que vão desde pequenos tokens lançados em campanhas de branding até obras de arte milionárias.
Perfil dos usuário presentes no Metaverso
De acordo com a consultoria Gartner, a expectativa é que até 2026 25% das pessoas passem pelo menos uma hora por dia no metaverso. Mas o caminho até que este se torne popular e acessível ainda é longo.
Ao traçar um perfil de usuários que estão engajados com a experiência inicial do metaverso, a Kantar IBOPE Media aponta que:
- O público se destaca no uso de aplicativos e outros ativos digitais, como e-reader, pulseiras inteligentes e câmeras de vídeo, além de apresentarem maior afinidade com assuntos relacionados à tecnologia.
- Conhecidos como “early adopters”, estes costumam experimentar tendências tecnológicas antes dos demais usuários.
- Dispositivos: 42% possui um smartwatch e 29% utiliza recursos de realidade aumentada (Oculus, Samsung Gear VR, etc);
- A rede mais usada por este público é o Instagram (77%) e Facebook (74%). Além disso, 86% desses usuários costumam usar as mídias digitais todos os dias, principalmente para se comunicar e interagir com as pessoas (71%) e jogar em sites de redes sociais (50%).
Usuários que Ainda não Acessam o Metaverso:
A pesquisa lançada pela Toluna aponta que mais de 80% dos brasileiros nunca acessaram uma atividade no metaverso, mas que demonstram empolgação em vivenciar experiências nesse ambiente.
Entre as atividades que demonstram maior interesse aparecem os games (53%) e a possibilidade de viajar (41%). Também são citadas a participação em eventos virtuais, comparecimento a consultas médicas, compras de roupas e a ida a museus também são apontadas pelos entrevistados.
O lugar das marcas no Metaverso
A pandemia fez com que houvesse uma corrida por novas tecnologias capazes de suprir situações até então restritas ao mundo físico. É nesse contexto que as discussões acerca do metaverso viraram pauta entre as marcas, como uma forma de relacionar o ambiente físico com o digital.
O metaverso surge como um ambiente que proporciona experiências imersivas e interativas na Internet em ambientes virtualizados, seja por meio do games, e-sports, NFTs, realidade aumentada e conteúdos 3D.
É interessante notar que a ascensão dessa estratégia no plano de marketing das marcas diz menos sobre a tecnologia em si, e mais sobre engajamento, construção de comunidades e criação de produtos e experiências em ambientes virtualizados.
A ideia é que por meio de diferentes soluções digitais as marcas possam proporcionar ao consumidor uma experiência mais imersiva, permitindo se aprofundar e interagir com o que está sendo oferecido, seja um produto ou serviço.
Ainda é cedo para dizer o impacto que o metaverso terá na publicidade digital, mas alguns movimentos por parte das marcas apontam caminhos possíveis.
Metaverso e Ações de Publicidade
Ações em Jogos:
Bar da Brahma – GTA
A Brahma inaugurou no jogo GTA V um bar temático como parte de sua estratégia para o lançamento da versão long neck da cerveja Duplo Malte, o local também serviu como ponto de encontro entre os jogadores.
A ideia da marca foi promover uma imersão no “universo Brahma”, possibilitando que os jogadores participassem de missões temáticas, como por exemplo, pilotar um caminhão da marca e entregar cervejas para a Cidade Alta, um dos maiores servidores do GTA.
Loja Renner – Fortnite
A Loja Renner desenvolveu um mapa dentro do jogo Fortnite, um dos mais populares no Brasil, onde os usuários podem visitar lojas virtuais e até mesmo ter acesso, de forma gratuita e ilimitada, a atrações criadas para esse projeto, chamado de Renner Play.
O cenário projetado é semelhante ao de uma loja física e contém um “Encantômetro”, que funciona como um terminal eletrônico para que os consumidores avaliem sua experiência de compra ao sair da loja.
A estratégia da marca foi se aproximar do público gamer, trazendo experiências imersivas e próximas do consumidor.
Loja Americanas + GTA V
A Americanas inaugurou uma loja virtual no metaverso, em um jogo inspirado no GTA V. Ao acessarem a loja, as pessoas podem interagir e realizar compras – com moedas digitais – de itens como alimentos e bebidas para seus avatares, e também produtos eletrônicos.
Ações em Eventos:
Rock In Rio + Fortnite
Batizado como Rock In Verse, o Rock In Rio em parceria com a Coca Cola e Fortnite, apresentou além da versão presencial, uma versão no metaverso. Dentro do jogo Fortnite, os jogadores poderiam interagir em 12 espaços inspirados na Cidade do Rock, além de tirar fotos com os avatares, participar de desafios, jogar e escutar as músicas dos artistas que estiveram na edição de 2022.
Outra ação dentro do jogo foi o “Virtual + Real Meet Up Room”, um local exclusivo para encontrar artistas e influenciadores, além do “Music & Drive”, game para passear em um carro virtual enquanto tocam diversas músicas.
Anúncios 3D:
Em Março de 2022 a Meta divulgou uma parceria com a VNTANA, empresa de tecnologia de comércio eletrônico, para a veiculação de anúncios 3D no Facebook e Instagram.
Antes da parceria, os anunciantes precisavam reformatar os arquivos 3D para serem compatíveis com o sistema de anúncios da Meta. Agora, com a integração da VNTANA é possível carregar e converter facilmente os arquivos, sem a necessidade de conhecimento técnico de manuseio 3D.
Realidade Aumentada em Anúncios:
Outra experiência proporcionada pela Meta é a de utilizar Realidade Aumentada nos anúncios. Por meio de efeitos na câmera do celular, as pessoas podem interagir com os produtos no Feed do Facebook.
Os efeitos são criados na plataforma Ar Studio, também da Meta, e quando alguém toca no anúncio no Feed do celular, uma sobreposição visual informa como interagir com o seu produto, marca ou efeito. Saiba mais neste link.
Essas soluções podem ser consideradas um impulso em direção a um formato de publicidade mais interativa e que torne a experiência dos consumidores com os produtos muito mais real.