Brand Safety: proteja a sua marca ao veicular anúncios

Operação de campanhajulho 9, 20193 Minutes

Brand Safety, ou “segurança de marca” em tradução livre, significa a tomada de práticas de gestão de campanha com intenção de impedir que anúncios online sejam veiculados em contexto desfavorável à estratégia do anunciante. Utiliza-se da segmentação semântica (DCS), explicada aqui nesse post anteriormente pela Publya, para filtrar conteúdos indesejados, como por exemplo, quando uma companhia aérea não quiser ter seu anúncio exibido ao lado de uma notícia de desastre aéreo.

As campanhas de Brand Safety precisam ser construídas de forma customizada, por isso é necessário informar previamente os conteúdos em que o anunciante não quer veicular a sua marca para, dessa forma, verificar-se a viabilidade. Todas as estratégias terão o filtro semântico, portanto não é possível utilizar Display Amplo por exemplo. A Publya sugere ainda evitar Display em Portais e Sites de Notícias, já que nesses veículos as chances de notícias indesejadas são maiores.

A entrega terá quantidade mais limitada de impressões, ainda mais no formato mobile. Também não é possível inserir esse filtro em estratégias de Facebook. Além disso, o acompanhamento frequente dessas estratégias online é muito importante para saber se a prática está sendo cumprida. A Publya disponibiliza aos anunciantes relatórios completos sobre a entrega e o desempenho dos anúncios, permitindo saber com precisão o público alcançado e o contexto em que a comunicação está sendo exposta.

O CPM (custo por mil impressões) em estratégias de Brand Safety será sempre mais alto que o normal. Além do custo da utilização de uma ferramenta de “auditoria de conteúdo”, que encarece a mídia, a utilização de todos esses critérios e filtros torna mais difícil a compra de impressões nos leilões, então, é preciso dar lances mais altos para garantir a aquisição.

O Brand Safety só faz sentido quando for muito relevante para o anunciante. O uso desnecessário dessas ferramentas pode ocasionar na perda de boas oportunidades de espaços para veicular da campanha.