Brand Safety: como a Publya protege as marcas ao veicular anúncios

Operação de campanhamaio 25, 20206 Minutes

O Brand Safety, ou “segurança de marca” em tradução livre, assim como outras boas práticas para a gestão de campanhas de mídia programática têm a intenção de impedir que anúncios online sejam veiculados em contexto desfavorável à estratégia do anunciante.

A atenção para este tipo de estratégia ganhou notoriedade em vista do movimento Sleeping Giants Brasil, onde uma conta do Twitter têm alertado e cobrado posicionamento das marcas que possuem campanhas publicitárias veiculadas em sites que, segundo essa conta, propagam fake news.

Para reforçar a importância das boas práticas durante a veiculação de campanhas programáticas, a Publya preparou um conteúdo explicando as ações que há tempos aplica para oferecer mais qualidade aos anunciantes. Confira!

Combate às fake news e o papel das Trading Desks

É importante lembrar que, os anunciantes que tiveram suas campanhas veiculadas em sites que supostamente contenham conteúdos considerados fake news, não devem associar negativamente a veiculação de campanhas de mídia programática em modo geral, mas sim a sua má utilização por alguns operadores.

A programática revolucionou a forma de compra e venda de mídia online, e possui ferramentas que permitem a implementação de recursos e boas práticas para proteger as marcas de situações como estas.

Esse acontecimento reforça a atenção que os anunciantes precisam ter ao escolher uma Trading Desk, priorizando empresas que ofereçam experiência, estrutura e que adotem práticas de proteção para as marcas, entregando maior qualidade na veiculação das campanhas de mídia digital.

Como a Publya protege as marcas ao veicular anúncios

A Publya tem o compromisso de entregar as campanhas em inventários qualificados, que passaram por curadoria, além de utilizar filtros para evitar fraude e conteúdos inadequados para as marcas. Por isso, há tempos são implementadas medidas para a veiculação em ambientes controlados, criação de site lists e block lists, filtro Brand Safety, auditorias externas e ferramentas que promovem a transparência.

Conheça cada uma das medidas adotadas pela Publya abaixo:

Veiculação em ambientes controlados

Todas as campanhas são veiculadas em ambientes controlados, ou seja, somente em sites verificados pela Publya e com filtros contra tráfego suspeito, jogos de azar, pornografia e venda de conteúdo ilícito.

Site list – selecionando sites específicos

Criação de listas específicas por segmento, e que passaram pela curadoria da Publya. Dessa forma, as campanhas são veiculadas para o público adequado e em ambientes ideais para cada objetivo, diminuindo a dispersão de verba e promovendo maior controle na lista de sites a serem veiculados.

Block list – negativação de sites fraudulentos

Criação de listas de negativação de sites considerados fraudulentos ou que possuam atividades suspeitas. Essas listas são atualizadas constantemente para evitar que novos sites relacionados com essas atividades façam parte da veiculação dos anunciantes.

Também há a possibilidade de criação de uma lista de negativação específica para cada cliente, incluindo sites que o anunciante não gostaria de ser associado.

Brand Safety – negativação de conteúdos indesejados

O filtro Brand Safety utiliza a segmentação semântica para filtrar conteúdos não necessariamente ruins, mas que são indesejados para marcas e campanhas específicas, como por exemplo, quando uma companhia aérea não quiser ter seu anúncio exibido ao lado de uma notícia de desastre aéreo.

A Publya trabalha com os principais fornecedores de tecnologia de conteúdo semântico para Brand Safety no país, como DoubleVerify e Peer 39, possibilitando a escolha de categorias de conteúdo indesejados para a negativação nas veiculações de campanha.

Auditoria externa

É possível veicular campanhas com a Publya utilizando o Adserver de sua escolha ou contratando tecnologias de auditoria, como as fornecidas pela comscore, para validar os resultados veiculados.

Transparência na veiculação

O acompanhamento frequente dessas estratégias online é muito importante para saber se a prática está sendo cumprida. A Publya fornece o acesso às plataformas de veiculação da campanha, além de um dashboard real-time com os dados de veiculação das campanhas, permitindo saber com precisão o público alcançado e o contexto em que a comunicação está sendo exposta.

Saiba mais sobre o processos para a veiculação de campanhas programáticas realizado pela Publya.