Campanhas de natal: Insights sobre consumo e estratégias para anunciantes

Planejamento estratégico de mídiadezembro 16, 202010 Minutes

A familiaridade dos consumidores com o ambiente digital vem trazendo resultados positivos para o varejo online durante as datas comerciais. No mês passado, a Black Friday atingiu um faturamento de 5.1 bilhões no varejo online entre os dias 26 a 27 de novembro, crescimento de 31% em comparação a 2019.

Com o mercado ainda aquecido, os anunciantes se preparam para o Natal, quando 86 milhões de consumidores devem ir às compras para presentear amigos e familiares. Confira insights sobre o comportamento de consumo e como os anunciantes podem se destacar na jornada de compra com campanhas de mídia.

Intenção de compra no natal

O Natal é uma das principais celebrações do ano para confraternizar com a família e amigos. No contexto atual, mesmo com a expectativa de comemorações mais intimistas, a partir de um jantar com pessoas próximas ou via videoconferência, o sentimento de aproximação e o tradicionalismo da data se mantém.

No que corresponde aos preparativos para a ceia natalina, é possível identificar dois perfis de consumo: a busca por qualidade e conveniência. Em vista do número reduzido de pessoas, 51% dos consumidores pretendem buscar por alimentos premium (comidas e bebidas de melhor qualidade), enquanto 42% afirmam que comprarão comidas de fácil preparo, como kits prontos. (Fonte: Facebook IQ)

Supermercados e lojas de conveniência podem aproveitar este período para oferecer soluções práticas, como combos de produtos, dicas e sugestões para receitas. Essas facilidades podem ser apresentadas na comunicação online, visto que a compra de alimentos pela internet é um hábito que ganhou força durante o ano.

Aleḿ disso, 54% das pessoas devem presentear alguém especial na data. Segundo a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes e Logistas), cada consumidor pretende comprar, em média, até 3,6 itens. Sendo os principais presenteados os filhos/filhas, cônjuges e mães.

Essa demonstração de interesse em adquirir mais de um produto, abre espaço para que as marcas adotem estratégias para influenciar a recompra na loja. Assim como em outras datas comerciais, no Natal, os fatores que mais influenciam a escolha do local de compra são o preço (53%), as ofertas e promoções (39%), o valor do frete (24%), a diversidade de produtos (22%) e o atendimento (22%).

Apresentar ofertas e descontos especiais para pessoas que já adquiriram algum produto, ou visitaram o site, pode ser visto como um diferencial estratégico para os anunciantes. Utilize os criativos das campanhas para informar e engajar os usuários com as soluções da marca.

Relação dos consumidores com dinheiro

O recebimento do 13º e outros bônus de final de ano favorecem o aumento das compras durante este período. Este ano, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º para comprar presentes, e 21% para gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo.

Outra possibilidade considerada pelos consumidores é a realização de atividades para adquirir um dinheiro extra. De acordo com a CNDL, 54% dos entrevistados disseram que pretendem fazer outras atividades para realizar a compra de presentes.

Tradicionalmente o brasileiro utiliza parte do seu 13º para as compras dos presentes de Natal e para as comemorações das festas de final de ano. Mesmo em um momento atípico, como o da pandemia, que acarretou desemprego e insegurança, boa parte dos brasileiros deverão priorizar as compras em dezembro, o que trará uma importante movimentação para a economia do país”, afirma José César da Costa, presidente da CNDL.

Para facilitar a consolidação da venda e se adequar a diferentes perfis financeiros, as marcas podem oferecer soluções que agregam praticidade durante a compra, como opções de parcelamento, uso de cartão de crédito, bancos digitais, e o recente Pix.

Campanhas de mídia para o natal

Combinar estratégias para o ambiente online e offline é essencial para alcançar as pessoas que estão procurando por opções de presentes e produtos para a ceia. Durante a data, os anunciantes podem adotar diferentes canais para aumentar o tráfego online em páginas de produtos e ofertas, ou então, convidar as pessoas para uma visita a loja física. Alguns formatos e estratégias sugeridos para o período são:

Formatos Sugeridos:

  • Campanhas de Display se mostram bastante efetivas nesse contexto, já que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação. Dessa forma, o anunciante pode impactar os usuários com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.
  • Google Adwords ocupa um espaço importante durante o processo de pesquisas. Principalmente para reforçar a presença da marca como opção de compra e facilitar o caminho dos consumidores até o site. Os anunciantes podem apresentar anúncios na primeira página com base na palavra-chave pesquisada pelo usuário.
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram e Messenger) oferecem formatos diversificados (Feed, Stories, Mensagem) de anúncios, que permitem apresentar ofertas de produtos/serviços em formato de imagens e vídeos.
  • O Push Notification permite a entrega de anúncios em formato de notificações no celular, impactando pessoas que possuem algum tipo de app instalado ou passam/passaram por determinada região.

Estratégias de segmentação:

  • Segmentar os usuários a partir de categorias de Interesses e Intenção de Compra: Natal, Cozinha e Culinária, Gourmet, Presentes, Eletrônicos, Decisoras do Lar, entre outras.
  • Entrega de anúncios com base nos conteúdos que o usuário consome, como Portais de Gastronomia, Notícias Locais, Entretenimento, entre outros.
  • Uso de recursos de geolocalização para impactar pessoas que passam ou passaram próximo do estabelecimento, divulgando a loja como uma opção de compra próxima e de fácil acesso.
  • Entre outros;

Mesmo com o crescimento das compras online, muitos consumidores prezam pelo mix experiência + relacionamento proporcionados pela visita a loja física. Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso durante o feriado de natal. Receba um planejamento personalizado de acordo com o comportamento da audiência da sua marca, entre em contato com a Publya.