Colégios e Escolas: Como atrair os Pais no ambiente digital

Conteúdosjaneiro 20, 20236 Minutes

As crianças e adolescentes passam por diversas etapas para seu desenvolvimento pessoal e educacional. Por isso, a escolha do colégio ou escola ideal é essencial para os pais, que buscam garantir um ensino de qualidade. Neste artigo abordaremos um panorama do segmento, fatores importantes na decisão dos pais, comportamento no ambiente digital e soluções em mídia digital.

Panorama das Escolas e Colégios

No Brasil, a participação do Ensino Privado é relevante em todas as etapas do ensino básico, principalmente nos anos iniciais (creche e pré-escola).

A preferência pelo ensino privado também reflete no crescimento de escolas privadas no Brasil. Segundo relatório da Fenep, entre os anos de 2012 e 2021, houve um aumento de 6,5%, sendo:

  • Educação Infantil (crescimento de 3,4%)
  • Ensino Fundamental (crescimento de 4,6%)
  • Ensino Médio (crescimento de 8,4%)

Jornada de Decisão dos Pais

Segundo a Mind Miners, em geral, as mulheres costumam ser responsáveis pelas decisões de compra dos lares brasileiros (61%). Enquanto 34% das decisões são tomadas em conjunto com os maridos.

Quando o assunto é a escolha da escola ideal para os filhos, alguns fatores são valorizados pelos pais, sendo:

  • Ter um relacionamento próximo e participativo com a escola (41%)
  • Propiciar uma excelente educação quanto a valores morais e éticos (34%)
  • Cuidado e atenção pessoal com os filhos (34%)
  • Localização próxima de sua casa ou trabalho (27%)
  • Informações frequentes sobre atividades pedagógicas (21%)

Comportamento das Mães no Ambiente Digital

A expressão “a mãe ta on” nunca se encaixou tanto quanto no cenário atual, isso porque 75% das mães brasileiras buscam assuntos relacionados à maternidade no ambiente digital. O que também contribui para a tomada de decisão relacionada à compra de produtos e serviços para a família.

Os assuntos mais pesquisados por elas, segundo a Think With Google são:

  • Saúde (46%)
  • Educação (45%)
  • Alimentação/Nutrição (42%)
  • Etapas do Desenvolvimento (32%)
  • Produtos/Lojas (25%)
  • Promoções (23%)

Já em relação aos canais mais utilizados, o Google é o principal (45%), seguido de vídeos no Youtube (25%), Blogs/Sites/Fóruns Especializados (21%) e Redes Sociais (18%).

Comportamento e Presença nas Redes Sociais:

Facebook/Instagram

68% das mães com até 24 anos participam de grupos no Facebook sobre cuidados na gravidez e/ou maternidade. (Fonte: Gente Globo)

Instagram

56% das mães dizem seguir marcas no Instagram, e 58% concordam que o Instagram é um lugar onde aprendem sobre produtos e serviços. (Fonte: Gente Globo)

Tik Tok

1 em cada 4 mães está no TikTok, para comprar, se inspirar e compartilhar dicas de produtos. (Tik Tok Business)

Youtube

54% das mulheres afirmaram assistir ou ter assistido vídeos no Youtube sobre cuidados na gravidez ou na maternidade. Esse número sobe para 64% para mães com idade entre 16 a 24 anos. (Gente Globo)

Influência dos Filhos na Escolha dos Pais

Além da opinião dos adultos, as crianças também costumam exercer um papel crucial na tomada de decisão dos pais. No dia das crianças, 44% delas escolhem os próprios presentes sozinhos e 38% decidem conjuntamente com os pais.

Na opinião dos pais, a publicidade infantil é responsável por influenciar a escolha dos filhos, que cada vez mais estão conectados ao ambiente digital. Uma pesquisa da Cetic.br mostrou que entre os usuários de internet entre 9 e 17 anos, 88% têm perfil em rede social, sendo o Tik Tok a mais utilizada.

Quanto à publicidade, 81% das crianças disseram ter visto a divulgação de produtos ou marcas, principalmente em sites de vídeo (67%) e 56% afirmaram que interagem de alguma forma com conteúdos de marca na internet.

É importante lembrar que o direcionamento de publicidade para crianças, tanto na TV quanto no Digital, possui limitações.

O ambiente digital é promissor para as marcas se comunicarem com o público adulto (pais ou responsáveis) e trabalhar o recall (marca que o consumidor recorda sobre um segmento) com diferentes abordagens. Principalmente por serem os decisores na compra ou escolha de um produto/serviço relacionado aos seus filhos.

Soluções em Mídia Digital

A Publya selecionou as melhores estratégias para campanhas voltadas ao segmento de Educação – Escolas e Colégios. Dentre elas: Mídia Programática Display e Vídeo, Facebook Ads, Google Adwords, Tik Tok Ads e Youtube Ads.

Faça o download do estudo da Publya “Panorama de Escolas e Colégios e Estratégias de Mídia” para conferir detalhadamente as estratégias, ou converse com um especialista da Publya para receber uma proposta personalizada para sua campanha.