Como atrair consumidores no Dia dos Pais 2023?

Conteúdosjunho 27, 20236 Minutes

O Dia dos Pais, que será comemorado no próximo dia 13 de agosto, é uma das datas sazonais com grande representatividade de vendas para diversas categorias de produtos, como Moda, Beleza, Perfumaria, etc.

Seguindo a tendência de outras datas comemorativas, o evento captura a atenção dos consumidores que estão no ambiente digital em busca de ofertas, descontos e opções de presente para a data. O que cria uma oportunidade para que as marcas se aproximem dos potenciais compradores por meio da mídia digital.

Saiba mais sobre o perfil e comportamento dos consumidores, além de sugestões de mídia para o planejamento de uma campanha no período.

Impacto do Ambiente Digital na Jornada de Decisão

Para os que fazem pesquisa de preço antes de realizar uma compra, a internet é o principal meio utilizado (81,8%), com destaque para sites e/ou aplicativos (72,7%) e redes sociais (41,1%).

Durante a jornada de compra, os anúncios se mostram relevantes na comunicação com os consumidores: 26% relatam que anúncios digitais influenciam sua decisão do que comprar na data.

Categorias de Compra no Dia dos Pais

Em 2022 o e-commerce teve um crescimento de 33% nas vendas, enquanto as compras em shoppings centers tiveram um crescimento de 10,9% e lojas físicas 9,2%.

Entre as categorias de produtos que atingiram maior crescimento, se destacaram: Cosméticos e Higiene Pessoal (18,1%), Óticas e Joalherias (14,2%), Vestuário (9,6%), Livrarias, papelarias e afins (+8,4%) e Varejo alimentício especializado (+3,3%).

Já as que mais faturaram em relação ao número de pedidos, destacam-se os segmentos de Moda e Acessórios, seguida de Beleza e Perfumaria e Alimentos e Bebidas.

Quanto gastam e como costumam pagar?

O histórico da data mostra que os consumidores costumam gastar mais do que podem na data. Segundo a CNDL, 24% dos consumidores entrevistados em uma pesquisa relataram que costumam exceder seus gastos na compra de presentes e 11% inclusive deixam de pagar uma conta para realizar a compra. No ano passado, conforme faturamento divulgado pela Lett, o ticket médio foi de R$425,32.

O cartão de crédito (64,5%) é o preferido para realizar as compras, seguido do boleto (17,8%) e PIX (17,5%). A maioria das compras com cartão de crédito são pagas à vista, mas também há os que preferem parcelar, principalmente se há a possibilidade de parcelar em 12X.

Antecipação na Pesquisa de Presentes

Os consumidores costumam pesquisar sobre a data na internet com até um mês e quinze dias de antecedência, comportamento que se intensifica nos últimos 6 dias que antecedem a ocasião.

Apesar das pessoas estarem de olho nas ofertas com 1 mês de antecedência, no ano passado foi na semana do evento que as compras se destacaram, principalmente no dia 08/08, 6 dias antes. (Fonte: Opinion Box)

As compras via mobile se destacaram em 2022, sendo responsável por quase 70% das vendas. As vendas por mobile aumentam aos finais de semana, o que pode ser explicado pelo fato das pessoas estarem em seus dias de descanso e não usarem o desktop tanto quanto no trabalho.

Plano de Mídia para o Dia dos Pais

Por meio da mídia programática as marcas podem apresentar anúncios para os consumidores que estão planejando comemorar a data com seus parceiros.

Esteja presente em diferentes canais, conheça as soluções sugeridas pela Publya:

  • Campanhas de Display e Vídeo são muito efetivas nesse contexto, já que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação dos usuários. Dessa forma, o anunciante pode potenciais consumidores com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.

Algumas segmentações possíveis: Pessoas com interesse em família, com intenção de compra para o dia dos pais, segmento de ativação no dia dos pais, etc.

  • Facebook Ads (Facebook e Instagram): oferecem formatos diversificados de anúncios, que permitem apresentar ofertas de produtos/serviços para diferentes públicos.

Algumas segmentações possíveis: Pessoas com interesse no dia dos pais, família, compras na internet, compras, presentes, paternidade, criação dos filhos.

  • YouTube Ads: veicula anúncios enquanto os usuários pesquisam ou assistem outros conteúdos na plataforma.

Algumas segmentações possíveis: Pessoas interessadas em assuntos sobre família, viajantes em família, pessoas que pesquisam ou planejam ativamente por presentes para homens, presente para o Dia dos Pais, presentes e ocasiões. Além da possibilidade de segmentar por canais e tópicos específicos.

Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso durante datas comemorativas. Acesse o Plano de Mídia feito pela Publya exclusivamente para o Dia dos Pais e confira as melhores práticas para a data!