Como utilizar o Push Notification na estratégia de Mídia Digital

Conteúdosjunho 6, 20234 Minutes

Com o Push Notification os anunciantes conseguem impactar potenciais consumidores por meio de notificações que se assemelham a mensagens, apostando na personalização e na segmentação geográfica como diferenciais na comunicação.

Confira neste artigo as possibilidades de campanha e as vantagens de utilizar esse canal na estratégia digital da sua marca.

Como funciona o Push Notification?

O Push Notification é um tipo de anúncio que, por meio de textos, imagens ou gifs, entrega mensagens via notificações para os usuários de smartphone que utilizam o sistema Android. Conforme relatório da Google divulgado pela TechTudo, 9 em cada 10 smartphones no Brasil são Android.

Essas notificações podem ser recebidas em forma de pop-ups ou banners na barra de notificações ou na tela de bloqueio.

Para incrementar o copy do anúncio, as marcas podem adicionar botões de call to action, emojis e imagens atrativas.

Exemplos:

Esse modelo de anúncio é ideal para:

  • Promover produtos e oferecer descontos em determinados PDVs
  • Informar novidades ou eventos
  • Direcionar usuários para um site ou app específico

O Push Notification aparece com destaque na estratégia de divulgação de aplicativos, e pode aumentar em até 88% o engajamento de aplicativos.

Influência da Geolocalização na Entrega dos Anúncios

A geolocalização é essencial para otimizar a relevância e o impacto das campanhas, permitindo que as marcas possam se conectar com os consumidores em locais mais propícios para chamar sua atenção, além de fornecer insights valiosos sobre o comportamento e preferências do público.

Em média, 53% dos usuários de apps compartilham sua localização e 42% afirmam usar mais os apps que mapeiam sua localização e usam essa informação para enviar uma notificação via push.

Ao fazerem opt-in para receber mensagens push, os consumidores dão preferência as mensagens que apresentam promoções (34%) e conteúdo geolocalizado (26%).

Além disso, a união de localização e push tende a aumentar o fluxo em lojas físicas também: 48% dos usuários que recebem um push enviado com base em segmentação comportamental tendem a realizar uma compra no PDV.

Relevância da Personalização

A personalização desempenha um papel significativo no desempenho dos anúncios de push. Enquanto 1,5% das pessoas abrem uma mensagem push com conteúdo genérico, 5,9% abrem uma notificação quando o conteúdo é personalizado.

Categorias de interesse, histórico de comportamento, segmentação geográfica, nome do usuário e localização em tempo real, podem gerar até 4 vezes mais engajamento com as mensagens.

Possibilidades de Segmentação de Campanha

Conhecer a jornada do consumidor e os locais de interesse que podem conectá-lo a ação da marca é a base para uma campanha de sucesso. Algumas possibilidades para que este tipo de anúncio seja entregue para os usuários no momento certo são:

  • GeoBehavior: Audiência segmentada considerando o histórico de locais visitados
  • AppBehavior: Audiência segmentada por aplicativos instalados pelos usuários e suas categorias, com filtro de cidade.
  • LiveBehavior – Geofance: Cerca digital por raio mínimo de 5KM em tempo real,
  • Analytics Behavior: Audiência segmentada considerando o histórico de interações dos usuários em segmentos de mercado, com filtro de cidade.
  • HomeBehavior: Análise do comportamento do usuário para definição de local de moradia – Cidade e estado.
  • Device Behavior: Audiência segmentada por informações de sistema operacional, modelo do aparelho e operadora.

Converse com um especialista da Publya para implementar esta solução no seu plano de mídia digital.