Benefícios dos Dados First Party em Campanhas de Mídia

Conteúdosmaio 11, 20236 Minutes

Dados first party são aqueles coletados pelas próprias empresas e contemplam informações relacionadas aos usuários que tiveram alguma interação com a marca, seja preenchendo formulários, engajando com as redes sociais, realizando uma compra, etc.

Através desses dados é possível traçar um perfil mais fiel dos consumidores de uma marca, o que permite uma comunicação mais personalizada e assertiva.

Uma pesquisa da Think With Google mostra que o uso de dados próprios ajudam as marcas a simplificar a construção de relações com as pessoas e empresas que usam dados proprietários podem gerar até 1,5 vez mais lucro a partir de uma única veiculação de anúncios.

Uso de Dados First Party em Campanhas de Mídia

Nas campanhas de mídia esses dados são coletados a partir de uma DMP, plataforma que permite que anunciantes, portais e outros gerenciem dados do seu próprio público-alvo e dados de campanha.

Algumas possibilidades são:

  • Entender o perfil de comportamento público;
  • Auxiliar na escolha de segmentação com maior afinidade;
  • Permite a ampliação de público-alvo por meio de modelagem semelhantes (lookalike);

Na prática, esses dados são coletados por meio da instalação de um píxel no site e outras propriedades digitais do anunciante, que permite mapear dados dos usuários que engajam com o site e com a campanha de anúncios.

Tipos de Dados Coletados:

  • Website, App, E-mails, Dados Cadastrais e de Compra, CRM, etc
  • Device ID, IP, Cookies

Benefícios dos Dados First Party

1) Otimização da Verba

O uso de dados first party possibilita conhecer o perfil, interesse e afinidade da audiência que está se relacionando com as marcas, permitindo segmentar as campanhas para atingir melhores resultados. Isso evita que o anúncio seja veiculado a um público não tão receptivo, otimizando a verba da campanha.

2) Descobrir diferentes públicos

Analisar características e preferências do público que já demonstrou interesse em uma marca é uma oportunidade de descobrir novas informações, que podem ser utilizadas para segmentar ainda mais uma campanha.

Por exemplo, suponha a seguinte situação:

  1. Um cliente X de um segmento Y veicula uma campanha para o público-alvo que é geralmente utilizado em suas estratégias.
  2. Ao final da campanha, os dados mostram que, por mais que o público que a empresa focou os investimentos tenha sido relevante, um grande número de usuários com características semelhantes, mas preferências diferentes, também engajaram com o anúncio.
  3. Isso cria uma oportunidade para que a marca nas próximas campanhas possa veicular anúncios direcionados a esses consumidores que antes não eram prioridade.

Outra forma de atuar com os dados first party é por meio da aplicação do lookalike, estratégia que permite a construção de novas audiências com base nos usuários que interagiram com os anúncios. Dessa forma, é possível encontrar públicos que possuem comportamentos semelhantes e ampliar o alcance das campanhas.

3) Analisar o tráfego pago e orgânico

Tanto o tráfego pago quando o orgânico são essenciais na estratégia das marcas, cada um com suas características e diferenciais. Enquanto o tráfego pago é visto como uma boa maneira de direcionar os clientes com maior probabilidade de conversão, o tráfego orgânico atua de maneira efetiva para resultados a longo prazo.

E através da análise de dados as marcas conseguem diferenciar características e comportamentos do público proveniente de ambos os tipos de tráfego, o que facilita e otimiza os esforços de direcionamento ideal em cada tipo de estratégia.

5) Performance

Através desses dados também é possível analisar a performance de uma campanha e identificar insights como: quantidade de visitas recebidas no website e direcionado pelo anúncio, quantidade de sessões abertas, qual o número de conversões, etc.

Além de informações importantes sobre público, como o perfil das pessoas que clicaram no anúncio, qual foi a jornada de compra dos que converteram e assim por diante.

Esses insights são essenciais para que a marca conheça melhor o perfil e comportamento do público, otimizando estratégias para próximas ações.

Conheça a solução de DMP Integrada da Publya

A Publya oferece para todos os seus clientes uma DMP Integrada às campanhas de mídia, o que possibilita que as marcas possam conhecer melhor os usuários engajados com as campanhas de mídia e realizar novas ativações.

  • Pixel mantido enquanto houver campanhas ativas
  • Classificação do público do site e Classificação do público que engaja com a campanha
  • Enriquecimento da base de dados do anunciante
  • Entendimento da oscilação de comportamento
  • Entendimento de novas audiências
  • Otimização das estratégias e criação de novas estratégias de segmentação

Converse com um especialista da Publya e conheça outros diferenciais para sua campanha de mídia.