Dashboard de Mídia para análise de campanhas em tempo real

Conteúdossetembro 9, 20206 Minutes

A mídia digital permite aos anunciantes construir estratégias para diferentes objetivos, como ampliar o reconhecimento de marca, gerar tráfego ou conversões. Cada um desses objetivos podem ser metrificados a partir de KPIs específicos, que contribuem para análises do ROI das ações de mídia, geração de insights e elaboração de novas estratégias.

Seja para enriquecer o planejamento de uma campanha, ou otimizar a verba para compra de mídia, é preciso utilizar esses dados de forma inteligente. Para isso, as ferramentas de análise ajudam a facilitar o entendimento acerca dos resultados obtidos.

A Publya possui um Sistema de Relatórios exclusivo para que agências e anunciantes acompanhem as métricas das campanhas de mídia em tempo real. Confira neste artigo os diferenciais do Dashboard da Publya, e como utilizá-lo para tomar decisões com base em dados relevantes e coerentes.

Sistema de Relatórios da Publya

O Dashboard faz parte de um Sistema de Relatórios proprietário e exclusivo, desenvolvido pela Publya, que agrega dados de diferentes plataformas de compra de mídia para análise em tempo real.

A ferramenta é integrada com as principais plataformas de anúncios do mercado digital, como as DSPs Verizon Media, MediaMath e DV360, além do Facebook Ads, Google Ads, Twitter Ads e Linkedin Ads.

Por concentrar todas as informações, métricas e KPIs sobre as campanhas em uma interface única, o Dashboard elimina a necessidade de recorrer a diferentes relatórios. Dessa forma, cada anunciante pode acessar, a partir de um único link, as informações das campanhas que estão no ar e também as que já foram veiculadas com a Publya.

Análises precisas para diferentes objetivos

Como cada campanha possui um objetivo com métricas específicas para otimização, a plataforma se adapta para apresentar somente as informações essenciais para analisar o contexto no qual a campanha está sendo exposta.

Dessa forma, é possível visualizar informações básicas como impressões, verba utilizada, alcance e CPM, até informações detalhadas de acordo com a métrica para otimização da campanha. Por exemplo, cliques, custo por clique (CPC), número de conversões, custo por conversão (CPA), taxa de viewability, CTR, visualizações completas de vídeo (VCR) e custo por visualização (CPV).

A partir da integração com as plataformas de mídia online também é possível extrair informações particulares de cada campanha e apresentá-las de forma mais organizada no relatório. Por exemplo, uma campanha veiculada em uma DSP contém informações importantes sobre as estratégias utilizadas, distribuição por device, região, conceito criativo, tamanho do criativo, Ad Exchange, entre outros.

Já em uma campanha no Facebook Ads, por exemplo, é possível analisar a performance de um grupo de anúncios levando em consideração a plataforma (Facebook, Instagram, Audience Network ou Messenger), posicionamento, idade e gênero do público, entre outros.

Essas informações estão disponíveis em tempo real, permitindo também que a equipe de Gestão de Campanhas da Publya possa fazer uma análise orientada às métricas que realmente importam ao anunciante.

Veja abaixo um exemplo do Dashboard:

Dashboard da Publya para Monitoramento de Campanhas

Um ponto essencial para usabilidade do Dashboard são os Tooltips (explicações disponíveis ao passar o mouse por cima das métricas), que foram desenvolvidos para que mesmo quem não tenha familiaridade com as métricas e nomenclaturas possa ter um entendimento claro dos resultados apresentados.

DMP Integrada para análise de audiências

Uma funcionalidade recém agregada é a integração do Dashboard com a DMP Tail, que possibilita um entendimento melhor do público-alvo engajado com o site do anunciante e da audiência impactada através da campanha. Através da plataforma, é possível acompanhar dados como: interesse online, demografia, micro segmentos e estilo de vida do público.

Dashboard da Publya para Monitoramento de Campanhas

Agregando práticas data-driven na compra de mídia

A Publya possui um núcleo interno focado no desenvolvimento de tecnologias com o objetivo de agregar práticas data-driven a compra de mídia. Esse compromisso fortalece a transparência na veiculação de campanhas, e oferece as ferramentas necessárias para que agências e anunciantes entendam o contexto e resultados que estão obtendo no meio digital.

“Um dos desafios do digital para muitos anunciantes e agências está no entendimento das métricas e também na comprovação dos resultados. Os relatórios de campanhas de mídia não podem ser uma enxurrada de dados que ninguém entende, eles precisam ser coerentes com o contexto e relevantes para a tomada de decisão. A ideia por trás do Dashboard da Publya sempre foi poder levar informação e insight de qualidade sobre as campanhas veiculadas, mas de forma simples e didática. Dessa forma, os anunciantes e agências podem extrair informações relevantes para todas as áreas do negócio e entender o impacto que a mídia digital possui nas suas estratégias.” comenta Andjara Consentino, Head de Desenvolvimento e Planejamento Comercial na Publya.

A partir do Sistema de Relatórios Publya é possível entender se os objetivos de marca estão sendo alcançados através das campanhas digitais, além de trazer maior segurança para que empresas construam suas decisões com base em dados reais e coerentes.

Saiba outros diferenciais que a sua marca pode ter ao veicular campanhas de mídia digital com a Publya, fale com um especialista.