Como atrair consumidores no Dia das Mães 2023

Conteúdosabril 10, 20235 Minutes

O Dia das Mães ocupa a terceira posição das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro, perdendo apenas para o Natal e a Black Friday. A data alcançou um crescimento de 18% nas vendas no ano passado, com 6,8% de aumento no e-commerce e 20% nas lojas físicas.

O ambiente digital é um dos locais mais propícios para a pesquisa de ofertas, descontos e opções de presente para a data. O que cria uma oportunidade para que as marcas se aproximem dos potenciais compradores por meio da mídia digital.

A Publya separou alguns destaques sobre os perfil e comportamentos dos consumidores durante o Dia das Mães, além de sugestões das melhores para o planejamento de mídia neste período, confira!

1) Categorias mais Compradas pelo Público

Uma pesquisa da Gente Globo identificou que entre as categorias de produtos que os consumidores pretendiam comprar no Dia das Mães 2022 se destacavam: roupas (26%), perfumes (24%), flores (15%), chocolates/doces (15%), calçados (14%) e cremes hidratantes (14%).

O Dia das Mães é aproveitado por consumidores que desejam produtos das mais variadas categorias e valores. Esse comportamento traz oportunidades para as marcas de diferentes segmentos conquistarem a atenção dos consumidores com ofertas e promoções.

2) Antecipe Ações Promocionais

No ano passado os consumidores adiantaram ao máximo as compras. Com o maior volume de vendas ocorrendo 1 mês antes da data e novamente na semana do evento.

A antecipação de ofertas é uma estratégia que pode ser fortalecida por meio da veiculação dos anúncios. Por exemplo, uma marca pode apresentar anúncios com uma mensagem focada no Dia das Mães, mas também manter campanhas ativas que destaquem os descontos e benefícios (frete grátis, cupons ou cashback) relacionados a data. Dessa forma, é possível conduzir o usuário a conhecer melhor a marca e estimular o interesse na compra.

3) Esteja Presente em Diferentes Canais

No Dia das Mães 2022, 81% dos consumidores pretendiam pesquisar preços antes de ir às compras e para isso o ambiente digital seria o principal meio de busca, com destaque para:

  • Sites e Aplicativos – 71%
    • Lojas varejistas – 72%
    • Buscadores – 65%
    • Comparadores de preços – 36%
  • Redes Sociais – 41%
    Shoppings – 40%

Já no momento da compra:

  • 44% dos consumidores pretendiam comprar os presentes online, com preferência entre os sites de varejistas nacionais (58%), varejistas internacionais (43%) e lojas de cosméticos (36%).

A mídia digital é um importante canal para trabalhar a visibilidade da marca e fortalecer estratégias de atração de novos consumidores. Ao combinar diferentes mídias e canais, as empresas podem apresentar promoções e outras ações relacionadas ao Dia das Mães para impulsionar as vendas durante o período.

No estudo produzido pela Publya, algumas soluções sugeridas para os anunciantes são:

  • Campanhas de Display, que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação dos usuários. Dessa forma, o anunciante pode impactar os usuários com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.
    • Segmento de Ativação: Dia das Mães
    • Estilo de Vida – Mãe: Mulheres envolvidas com o desenvolvimento dos filhos. Elas procuram informações, referências e dicas sobre educação, alimentação, saúde, cuidados pessoais para suas “crianças”.
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram e Messenger) que oferecem formatos diversificados (Feed, Stories, Mensagem) de anúncios, e permitem apresentar ofertas de produtos/serviços em formato de imagens e vídeos.
    • Interesse em: Dia das Mães, Família, Mãe, Presente, Paternidade, Filho, Compras
  • Youtube que permite a veiculação de anúncios enquanto os usuários pesquisam ou assistem outros conteúdos dentro da plataforma.
    • Interesses e Hábitos: Pessoas interessadas em assuntos sobre família, Viajantes em família
    • O que pesquisam ou planejam: Mensagens para o dia das mães, Presentes de dia das mães, Presentes e ocasiões, Compras para o Dia das Mães, Refeição de Dia das Mães, Flores ou cartões comemorativos para o Dia das Mães

Confira o estudo produzido pela Publya para conferir sugestões de plataformas e segmentações para a data.