Dia dos Namorados 2022: Boas Práticas para Campanhas Digitais

Conteúdosmaio 31, 20226 Minutes

O Dia dos Namorados será comemorado no dia 12 de Junho e, segundo a Mind Miners, cerca de 72% dos consumidores pretendem comemorar a data. Para se aproximar de potenciais compradores durante este período, é importante que as marcas tenham um planejamento de mídia digital que dê visibilidade para ofertas e promoções relacionadas a data.

Saiba mais sobre o perfil e comportamentos dos consumidores no “Infográfico Dia dos Namorados 2022”. Neste artigo, você encontra boas práticas para as marcas atuarem no digital, além de plataformas e mídias sugeridas.

O que os consumidores desejam

Entre as formas de comemoração para este ano, ir a um restaurante será a principal delas (32%), seguida de fazer uma refeição especial em casa (31%), assistir a algum serviço de streaming (20%) e fazer uma viagem (10%).

Além do almoço ou jantar especial, os casais também têm o costume de presentear-se uns aos outros. A relevância dos presentes na data pode ser vista pela a análise de faturamento realizada pela Social Miner no Dia dos Namorados 2021, que teve um crescimento de 28%, apoiado principalmente na venda das categorias de Moda e Acessórios, Farmácia e Saúde, e Beleza.

No levantamento feito pela Mind Miners para este ano, as categorias de produtos mais buscados aparecem roupas, perfumes e doces/chocolates, seguido de flores, calçados e acessórios.

Além de preparar um momento especial em casa ou em algum lugar reservado, diferentes categorias de produtos e serviços também serão procuradas para marcar a data. O que cria uma oportunidade para marcas de diferentes setores e serviços apresentarem suas soluções.

Período de compras

Este ano, segundo mapeado pela Mind Miners, a maioria (39%) do público deve comprar os presentes 15 dias antes, enquanto 20% com um mês de antecedência. É interessante notar que as mulheres que responderam a pesquisa comprarão com mais antecedência do que os homens.

A antecipação de ofertas é uma estratégia que pode ser fortalecida por meio da veiculação dos anúncios. Por exemplo, uma marca pode apresentar anúncios com uma mensagem focada no Dia dos Namorados, mas também manter campanhas ativas que destaquem os descontos e benefícios (frete grátis, cupons ou cashback) relacionados a data. Dessa forma, é possível conduzir o usuário a conhecer melhor a marca e estimular o interesse na compra.

Presença Multicanal

O Dia dos Namorados aparece como uma oportunidade para marcas de diferentes segmentos, e por meio da mídia programática é possível apresentar anúncios para os consumidores que desejam comprar presentes ou ingredientes para preparar um jantar especial. Esteja presente em diferentes canais, conheça as soluções da Publya:

  • Campanhas de Display são muito efetivas nesse contexto, já que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação dos usuários. Dessa forma, o anunciante pode potenciais consumidores com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok e Pinterest) oferecem formatos diversificados de anúncios, que permitem apresentar ofertas de produtos/serviços em formato de imagens e vídeos para diferentes públicos.
  • Google Adwords ocupa um espaço importante durante o processo de pesquisas. Principalmente para reforçar a presença da marca como opção de compra e facilitar o caminho dos consumidores até o site. Os anunciantes podem apresentar anúncios na primeira página com base na palavra-chave pesquisada pelo usuário.

Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso durante datas comemorativas. Receba um planejamento personalizado de acordo com o comportamento da audiência da sua marca, entre em contato com a Publya.