Ensino Superior: Como atrair alunos por meio da Publicidade Digital

Conteúdosjaneiro 20, 20237 Minutes

Para muitos brasileiros fazer um curso superior é o primeiro passo de uma trajetória profissional de sucesso. A escolha de uma Instituição de Ensino, seja para cursos de graduação ou de pós-graduação, passa por uma longa jornada no qual os futuros alunos buscam o máximo de informações para encontrar: o curso ideal, uma modalidade de ensino adequada para sua rotina e valores compatíveis com seu perfil econômico.

Confira nesse artigo um panorama do segmento, como funciona a jornada de pesquisa e decisão dos alunos e a influência da publicidade na escolha de uma Instituição de Ensino Superior.

Panorama das Instituições de Ensino

O Brasil possui mais de 2.574 Instituições de Ensino Superior, destas 87,8% são da rede privada, o que a posiciona como principal motor para a expansão da educação no Brasil.

Segundo um levantamento da Educa Insights, no primeiro semestre de 2022 o número de matrículas no ensino privado teve um crescimento de 35%. Isso representa 23,7 mil novos alunos nas faculdades particulares do Brasil.

A busca por modalidades de ensino que favoreçam atividades presenciais foi um destaque deste período. Comparado ao primeiro semestre de 2021:

  • Os cursos semipresenciais e híbridos tiveram um crescimento de 43%
  • Os cursos presenciais tiveram um crescimento de 39%
  • O Ensino a Distância (EaD) registrou crescimento de 22%

Percepção dos Alunos sobre o Ensino Superior

Apesar dos cursos de graduação e pós-graduação serem os mais procurados, os jovens estudantes estão abertos para diferentes formatos de cursos. Na pesquisa conduzida pela Globo, os respondentes afirmam que:

  • 75% consideram o curso técnico uma boa escolha para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho;
  • 64% acreditam que as oportunidades profissionais vão surgir para pessoas capacitadas, independentemente do tipo de curso que escolher fazer (graduação, técnico ou cursos livres);

Além disso, o número de alunos matriculados em um curso de pós-graduação cresceu 5% no último ano. Estima-se que 1,3 milhões de alunos ingressaram neste modelo de ensino. A categoria de mestrado e doutorado cresceu 18,1% no último ano, com 441 mil matrículas.

Jornada de Ingresso em uma Instituição de Ensino

A jornada de entrada no Ensino Superior começa a partir das seguintes escolhas:

Curso

A identificação com as atividades oferecidas pelo curso é o principal motivo para escolha, seguido de sentir que possuem vocação para a profissão. Ambos os requisitos possuem 42% de afinidade entre os jovens.

Modalidade (Presencial, Semipresencial ou EAD)

Essa escolha tem relação com o momento de vida do aluno e também com o planejamento da sua rotina de estudos. Enquanto a vivência com professores e alunos pode ser um fator importante para alguns, outros podem preferir a flexibilidade do ensino EAD, seja com os horários ou com a necessidade de locomoção.

Instituição de Ensino

Os critérios para a escolha de uma instituição passam por vários aspectos, sendo a estrutura e os componentes curriculares os mais importantes. Entre os jovens, recursos tecnológicos (71%) e grande número de cursos disponíveis (65%) são fatores mais importantes na decisão.

Método de Ingresso (Bolsa, FIES, etc)

A procura por métodos que facilitem o ingresso no ensino superior é o último passo dessa jornada. Sendo o ENEM a principal porta de entrada (70%), seguido do vestibular da própria instituição (56%).

Influências no Processo de Decisão

Segundo o Google, no início da jornada de decisão, 43% das pessoas ficam em dúvida ou ainda não decidiram qual instituição querem estudar. Mas quando começam as pesquisas, a maior parte dos candidatos parte vai considerar entre duas a três instituições para ingressar.

  • A busca de informações sobre o ensino superior é feita principalmente no Google (53,4%) e nas Redes Sociais (23%);
  • 70% dos potenciais estudantes fazem buscas incluindo o nome da Instituição;
  • A credibilidade da instituição (21%) e a comunicação da própria instituição (18%) também aparecem como fatores de influência na decisão

Indicações de pais (40%), amigos (28%) e professores (21%) aparecem como uma das mais importantes no processo de decisão, mas para 44% dos jovens, por mais que os pais deem sua opinião sobre cursos, a decisão final sempre é a deles.

Fonte: ThinkwithGoogle e Globo

Impacto da Publicidade na Decisão dos Alunos

A publicidade aplicada no segmento de educação ajuda a reforçar a lembrança da marca, aumentar o índice de confiança e trabalhar a atração de alunos via canais digitais.

Na visão dos potenciais alunos:

  • 38% acreditam que instituições de ensino mais conhecidas são melhores

O relatório da Globo também aponta que, entre os pais dos alunos:

  • 49% gostam de ver ações publicitárias da instituição que o filho pretende ingressar;
  • 42% dos pais acreditam que instituições de ensino mais conhecidas são melhores;
  • 31% instituições que estão ativas em publicidade são mais confiáveis;

Um ponto de atenção para marcas é que apresentar descontos e valores na publicidade desperta o interesse de 49% dos potenciais alunos e 54% dos pais.

Mas é interessante notar que 37% dos potenciais alunos e 33% dos pais afirmam que trabalhar a comunicação apenas com foco em descontos e preços baixos pode causar uma má impressão.

O processo decisório dos alunos é composto por uma jornada ampla, focada nos atributos e diferenciais que farão sentido para seu desenvolvimento profissional. O segredo para uma comunicação eficiente é equilibrar os principais momentos dessa jornada de decisão, seja para divulgar vestibulares, cursos, início das aulas ou até promoções.

Faça o download do estudo da Publya “Panorama do Ensino Superior e Estratégias de Mídia” para saber mais ou converse com um especialista da Publya para receber uma proposta personalizada para sua campanha.