Ensino Superior: Como atrair alunos por meio da Publicidade Digital

Para muitos brasileiros fazer um curso superior é o primeiro passo de uma trajetória profissional de sucesso. A escolha de uma Instituição de Ensino, seja para cursos de graduação ou de pós-graduação, passa por uma longa jornada no qual os futuros alunos buscam o máximo de informações para encontrar: o curso ideal, uma modalidade de ensino adequada para sua rotina e valores compatíveis com seu perfil econômico.
Confira nesse artigo um panorama do segmento, como funciona a jornada de pesquisa e decisão dos alunos e a influência da publicidade na escolha de uma Instituição de Ensino Superior.
Panorama das Instituições de Ensino
O Brasil possui mais de 2.574 Instituições de Ensino Superior, destas 87,8% são da rede privada, o que a posiciona como principal motor para a expansão da educação no Brasil.
Segundo um levantamento da Educa Insights, no primeiro semestre de 2022 o número de matrículas no ensino privado teve um crescimento de 35%. Isso representa 23,7 mil novos alunos nas faculdades particulares do Brasil.
A busca por modalidades de ensino que favoreçam atividades presenciais foi um destaque deste período. Comparado ao primeiro semestre de 2021:
- Os cursos semipresenciais e híbridos tiveram um crescimento de 43%
- Os cursos presenciais tiveram um crescimento de 39%
- O Ensino a Distância (EaD) registrou crescimento de 22%
Percepção dos Alunos sobre o Ensino Superior
Apesar dos cursos de graduação e pós-graduação serem os mais procurados, os jovens estudantes estão abertos para diferentes formatos de cursos. Na pesquisa conduzida pela Globo, os respondentes afirmam que:
- 75% consideram o curso técnico uma boa escolha para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho;
- 64% acreditam que as oportunidades profissionais vão surgir para pessoas capacitadas, independentemente do tipo de curso que escolher fazer (graduação, técnico ou cursos livres);
Além disso, o número de alunos matriculados em um curso de pós-graduação cresceu 5% no último ano. Estima-se que 1,3 milhões de alunos ingressaram neste modelo de ensino. A categoria de mestrado e doutorado cresceu 18,1% no último ano, com 441 mil matrículas.
Jornada de Ingresso em uma Instituição de Ensino
A jornada de entrada no Ensino Superior começa a partir das seguintes escolhas:
Curso
A identificação com as atividades oferecidas pelo curso é o principal motivo para escolha, seguido de sentir que possuem vocação para a profissão. Ambos os requisitos possuem 42% de afinidade entre os jovens.
Modalidade (Presencial, Semipresencial ou EAD)
Essa escolha tem relação com o momento de vida do aluno e também com o planejamento da sua rotina de estudos. Enquanto a vivência com professores e alunos pode ser um fator importante para alguns, outros podem preferir a flexibilidade do ensino EAD, seja com os horários ou com a necessidade de locomoção.
Instituição de Ensino
Os critérios para a escolha de uma instituição passam por vários aspectos, sendo a estrutura e os componentes curriculares os mais importantes. Entre os jovens, recursos tecnológicos (71%) e grande número de cursos disponíveis (65%) são fatores mais importantes na decisão.
Método de Ingresso (Bolsa, FIES, etc)
A procura por métodos que facilitem o ingresso no ensino superior é o último passo dessa jornada. Sendo o ENEM a principal porta de entrada (70%), seguido do vestibular da própria instituição (56%).
Influências no Processo de Decisão
Segundo o Google, no início da jornada de decisão, 43% das pessoas ficam em dúvida ou ainda não decidiram qual instituição querem estudar. Mas quando começam as pesquisas, a maior parte dos candidatos parte vai considerar entre duas a três instituições para ingressar.
- A busca de informações sobre o ensino superior é feita principalmente no Google (53,4%) e nas Redes Sociais (23%);
- 70% dos potenciais estudantes fazem buscas incluindo o nome da Instituição;
- A credibilidade da instituição (21%) e a comunicação da própria instituição (18%) também aparecem como fatores de influência na decisão
Indicações de pais (40%), amigos (28%) e professores (21%) aparecem como uma das mais importantes no processo de decisão, mas para 44% dos jovens, por mais que os pais deem sua opinião sobre cursos, a decisão final sempre é a deles.
Fonte: ThinkwithGoogle e Globo
Impacto da Publicidade na Decisão dos Alunos
A publicidade aplicada no segmento de educação ajuda a reforçar a lembrança da marca, aumentar o índice de confiança e trabalhar a atração de alunos via canais digitais.
Na visão dos potenciais alunos:
- 38% acreditam que instituições de ensino mais conhecidas são melhores
O relatório da Globo também aponta que, entre os pais dos alunos:
- 49% gostam de ver ações publicitárias da instituição que o filho pretende ingressar;
- 42% dos pais acreditam que instituições de ensino mais conhecidas são melhores;
- 31% instituições que estão ativas em publicidade são mais confiáveis;
Um ponto de atenção para marcas é que apresentar descontos e valores na publicidade desperta o interesse de 49% dos potenciais alunos e 54% dos pais.
Mas é interessante notar que 37% dos potenciais alunos e 33% dos pais afirmam que trabalhar a comunicação apenas com foco em descontos e preços baixos pode causar uma má impressão.
O processo decisório dos alunos é composto por uma jornada ampla, focada nos atributos e diferenciais que farão sentido para seu desenvolvimento profissional. O segredo para uma comunicação eficiente é equilibrar os principais momentos dessa jornada de decisão, seja para divulgar vestibulares, cursos, início das aulas ou até promoções.
Faça o download do estudo da Publya “Panorama do Ensino Superior e Estratégias de Mídia” para saber mais ou converse com um especialista da Publya para receber uma proposta personalizada para sua campanha.
Related Posts
setembro 13, 2023
Como atrair consumidores no Dia das Crianças 2023?
agosto 29, 2023