Geração Millennials: Perfil de Consumo e Engajamento no Digital

Conteúdosjaneiro 20, 20239 Minutes

Nascidos na década de 80, a Geração Y, também conhecida como Millennials, representam a maior parte da população brasileira e cerca de 50% da força de trabalho. Por nascerem em uma época de avanços tecnológicos, prosperidade econômica e em um ambiente urbanizado, formam um público altamente conectado, que se apoia no uso da tecnologia para realizar a maioria das atividades cotidianas.

Conhecer as preferências desse público é fundamental para direcionar estratégias de mídia. Neste artigo você encontra características, comportamento nas redes sociais, além de estratégias de comunicação e mídia digital para as marcas se comunicarem com essa geração.

Mercado de Trabalho e Poder de Compra

Ambiciosos, engajados e estudiosos, a Geração Y ocupa atualmente uma importante parcela no mercado de trabalho. Segundo o relatório “Millennials e a Geração “Nem Nem” da MindMiners, 75% estão empregados, sendo a maioria em cargos CLT.

Por mais que sejam assalariados, dados da pesquisa mostram que 60% dos entrevistados desta geração ainda moram com os pais e acreditam que o tempo para alcançarem uma renda suficiente para financiar o estilo de vida dos seus sonhos seja de 2 a 10 anos (34%) e entre 6 e 10 anos (34%).

Um terço dos Millennials não pagam nenhuma conta e as despesas dos que pagam se resume em: conta de celular/internet (53%), alimentação (45%), transporte (39%), conta de luz/água (35%), aluguel/condomínio (20%) e plano de saúde (19%).

Características de Consumo

Os Millennials presenciaram o surgimento e o crescimento de novas tecnologias, o que contribuiu para a implementação dessas inovações em seu dia-a-dia, inclusive no consumo: 54% das compras online são realizadas por eles.

O relatório “Beyond Age: Para Além da Idade”, da Kantar Ibope Media, analisou o comportamento de consumo de todas as gerações perante 26 categorias de produtos e identificou que os millennials gastam acima da média em 12 delas, sendo as principais:

  • Filtros e purificadores de água (17% maior que a média);
  • Computadores (11% maior que a média);
  • Perfumes (10% maior que a média);
  • Relógios de pulso (9% maior que a média);
  • Tênis e calçados esportivos (6% maior que a média);

Jornada de Compra e Decisões de Consumo

Os Millennials possuem jornada de compra diversa e mais de 75% utilizam mais de um recurso digital para ajudar em sua decisão de compra, são eles: sites de classificação, influenciadores e mídias sociais.

Segundo a Instabuy, a maioria dos entrevistados Millennials e da Geração Z de uma pesquisa utilizam as ferramentas de busca como principal forma de consulta de preço e produtos (60%), seguido dos sites de marcas preferidas (53%), e marketplaces de lojas digitais (51%).

Quando perguntados sobre fatores predominantes na decisão de compra, a maioria dos entrevistados (35%) mencionou preço, seguido da qualidade de produto (31%) e promoções e descontos (31%). Na hora de pagar, o cartão de crédito liderou como o meio preferido (87%) e o pix (59%), seguido do boleto (31%).

Essa também é uma geração que tende a tomar decisões de consumo alinhadas com seus valores e nas experiências proporcionadas pelas marcas. Veja alguns insights:

  • 59% procuram produtos e serviços que tem valores parecidos com os seus;
  • 81% esperam que as empresas se comprometam publicamente com causas beneficentes e de cidadania;
  • 75% acham importante que empresas devolvam alguma parte dos seus lucros à sociedade, ao invés de simplesmente lucrarem;
  • 90% dão preferência para uma marca que deixa explícitas suas boas práticas ambientais e 95% destes recomendam a marca para amigos;

Sugestão para as Marcas

A geração Y é a mais contemplada nas estratégias de marketing e publicidade das marcas, representando 63% dos targets do mercado. Por terem revolucionado a forma que os bens e serviços passaram a ser comercializados, as estratégias tradicionais de marketing tiveram que ser configuradas para atraí-los. Confira estratégias para impactá-los:

Estratégias de Incentivo: 63% dos millennials estariam mais propensos a “dar entrada” em uma empresa nos canais sociais se isso significasse que eles receberiam um cupom ou desconto. Em relação aos descontos, 20% de desconto é um incentivo suficiente para levar 50% dos entrevistados a visitar um local de varejo.

Recompensas e Fidelidades: 77% dos millennials já participam ou estão dispostos a participar de programas de fidelidade e recompensas, e 73% dos usuários de smartphones estão interessados ​​em usar seus dispositivos móveis para interagir com os programas de fidelidade das marcas. (Pesquisa Harris)

Autenticidade: 90% dizem que a autenticidade é importante ao decidirem quais marcas levar em consideração. (Hubspot)

Comportamento nas Redes Sociais

Para os Millennials, é essencial que as marcas estejam presentes nas redes sociais, não só através da publicidade, mas também interagindo e trazendo conteúdo de qualidade. Segundo a Instabuy:

70% da Geração Y segue alguma marca nas redes sociais.
62% dizem que se uma marca interage com eles em alguma mídia social, a propensão de se tornarem consumidores fiéis é muito maior.

Um ponto de atenção é que para a maioria de seus integrantes, os anúncios presentes nas redes sociais são considerados mais interessantes que os dispostos em outros locais. Além disso, essa preferência também reflete na probabilidade de compra a partir do anúncio (45%).

Confira abaixo as soluções de mídia sugeridas pela Publya e como os usuários se comportam em cada plataforma.

Instagram

De acordo com a Smart Money 44% dos Millennials dizem que o Instagram é sua principal rede social para a descoberta de produtos e serviços. A busca por conteúdos e reviews também é comum na plataforma. Conheça as opções de anúncios dentro da plataforma aqui.

Tik Tok

Hoje, o TikTok é a principal influência de publicidade nas mídias sociais para os Millennials (75%). Conheça as opções de anúncios dentro da plataforma neste artigo.

Pinterest

Os Millennials e a Geração Z representam o público que mais cresce no Pinterest, e segundo a própria plataforma estão usando para comprar produtos que reflitam seu interesse por novidades. Conheça as opções de anúncios dentro da plataforma neste artigo.

Youtube

Em 2022, a maior parte da audiência publicitária do Youtube foi representada pelos Millennials. Dados da Hubspot mostram que essa geração confia no Youtube mais que qualquer outra, criando um ambiente propício para as marcas estarem presentes. Conheça as opções de anúncios dentro da plataforma aqui.

Spotify

O Spotify é a plataforma número #1 na descoberta e recomendação de músicas entre os Millennials. Seja para escapar das pressões diárias ou aprimorar momentos do dia-a-dia, os usuários dessa geração acessam a plataforma nos mais variados dispositivos por mais de 2h por dia. Conheça as opções de anúncios dentro da plataforma aqui.

Converse com um especialista da Publya e saiba como implementar estratégias efetivas para alcançar os jovens da Geração Y em sua campanha de mídia.