Glossário da Mídia Programática

Conteúdosjaneiro 29, 20245 Minutes

No Guia de Mídia Programática você encontra um estudo aprofundado sobre como funciona o ecossistema de mídia e como a programática pode te ajudar a alcançar mais resultados no digital.

Agora, neste glossário, você pode compreender rapidamente os principais termos relacionados a mídia programática, incluindo: tecnologias, players, estratégias e métricas. Aproveite!

Tecnologias e Ferramentas

DSP Demand Side Platforms Plataformas fundamentais para automatizar as transações de compra de mídia, padronizar os formatos de publicidade, como Display, Vídeo, Áudio, etc.
DMP Data Management Platform Plataforma de coleta, armazenamento e análise de dados sobre a audiência de sites.
SSP Supply Side Platform/Sell Side Platform Ferramenta onde publishers podem disponibilizar seu inventário (espaços disponíveis para veicular anúncios no site) para Ad Networks e Ad Exchanges.
Ad Server Tecnologia que garante que os anúncios sejam entregues para o público certo e facilitam o gerenciamento e a otimização contínua das campanhas
RTB Real Time Bidding Compra de mídia em tempo real pela lógica de leilão.
CDP Customer Data Platform Tecnologia abastecida por dados próprios e de terceiros que reúne informações sobre os consumidores que se relacionam com uma empresa.
Brand Safety Segurança de Marca Estratégias para garantir a veiculação de anúncios em espaços adequados e seguros para o anunciante.

Players

Termo Explicação
Trading Desk ou TD Intermediam o processo de compra de mídia para agências e anunciantes. São empresas especializadas na operação de campanhas programáticas via DSP e que também possuem parcerias com diversos outros players
Ad Network São responsáveis por fazer a mediação da venda de inventário entre publishers e anunciantes.
Ad Exchange
Publisher São os portais de conteúdos, websites, aplicativos que possuem uma audiência endereçável e que disponibilizam espaços para a veiculação de anúncios.

Estratégias disponíveis na Programática

Termo Explicação
Dados Third Party Segmentações criadas por provedores de dados que monitoram o perfil dos consumidores e identificam perfis de interesse e comportamento.
Site Lists Listas de sites que indicam em quais portais a campanha deve ser veiculada. Dessa forma, os anúncios são entregues para usuários que têm interesse em determinados conteúdos.
Hyperlocal Estratégia que permite a entrega de anúncios em bairros, raios geográficos ou endereços específicos. Também funciona impactando usuários que passaram por um determinado local recentemente.
Retargeting Recurso que permite impactar usuários que já se envolveram com a marca de alguma forma, como acessando o site ou clicando em outros anúncios.
Onboarding de Dados Funciona através do uso de bases offline do anunciante, como listas de emails ou CPFs. Essas informações são integradas a DSP para buscar os usuários correspondentes e incluí-los na entrega da campanha.

Métricas de Análise de Desempenho

Termo Tradução Explicação
CPV Custo por Visualização Valor pago por visualização de anúncios em vídeo:  Custo total da campanha/Número de visualização de vídeo.
CTR Click-through Rate

ou Taxa de Cliques

Indica a porcentagem de usuários impactados que clicaram no anúncio, sendo direcionados para o site do anunciante: Cliques/Impressões.
CPC Custo por Clique Valor pago por cada clique no anúncio, que direciona tráfego para o site do anunciante:  Investimento total/Número de cliques.
CTA Call to Action É qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação. Exemplo: Compre já, Baixe gratuitamente, etc.
CPM Custo por Mil Impressões Indica quanto um anunciante paga para exibir seus anúncios mil vezes em um determinado local na internet: Custo total da campanha/Número de impressões X 1.000
Impressões Número de vezes que um anúncio foi exibido.
CPA Custo por Aquisição Indica o custo médio por venda ou aquisição: Custo total de aquisições/Aquisições

Agora que você já conhece os principais termos da programática, acesse o Guia de Mídia Programática elaborado pela Publya, que apresenta as principais características da Mídia Programática e como as agências e anunciantes podem adotar essa estratégia em seu plano de mídia.