Google Analytics 4 (GA4): Métricas para analisar campanhas de mídia

Conteúdosabril 8, 202410 Minutes

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que serve para analisar o tráfego e o comportamento do usuário em sites e aplicativos.

Todas as ações que os usuários executam dentro de um site ou aplicativo são mapeadas pela ferramenta, por isso, é importante conhecer as métricas que ela disponibiliza para analisar e tomar decisões mais assertivas inclusive sobre as campanhas de mídia.

Neste artigo você irá conferir as principais métricas para analisar cada etapa da jornada do consumidor.

Mudanças no Google Analitycs

O Google descontinuou o Universal Analytics em 1º de julho de 2023 para apresentar o Google Analytics 4 (GA4), que conta com mudanças na forma de coleta de dados e na interface para acompanhamento dos dados.

O GA4 foi projetado para acompanhar essas mudanças e fornecer insights mais precisos sobre o comportamento do usuário. Algumas mudanças apresentadas são:

Melhor compreensão do comportamento do usuário: O Google Analytics 4 fornece insights mais profundos sobre como os usuários interagem com seu site ou aplicativo. A solução foca em uma combinação de eventos, parâmetros e visualizações de página, o que permite unificar a contabilização de ações realizadas pelo usuário do site + app com as métricas baseadas em exibições de telas.

Análise multiplataforma: O Google Analytics 4 pode rastrear o comportamento do usuário em diferentes plataformas, como web, aplicativos e dispositivos móveis.

Proteção de dados aprimorada: O Google Analytics 4 foi projetado para proteger a privacidade do usuário e minimizar a coleta de dados pessoais.

Integração com outras ferramentas do Google: O Google Analytics 4 se integra com outras ferramentas do Google Marketing Platform, como o Google Ads, o Google Optimize, entre outros.

Maior flexibilidade e personalização: O Google Analytics 4 oferece maior flexibilidade e personalização de relatórios e análises.

Métricas para acompanhar no Google Analytics 4

Análise de Canais

Na aba Relatórios é possível acompanhar as métricas de Aquisição de Tráfego e de Usuários, que ajudam a entender o comportamento daqueles que chegam até o site.

Origem da Sessão

A origem da sessão representa o inventário que gerou o tráfego. Por exemplo, o visitante que acessa o seu site por meio de uma campanha paga da Rede de Pesquisa do Google, aparece como “google” na dimensão Origem da sessão. Outros exemplos de Origem da Sessão podem ser “youtube” e “gmail”.

Origem / Mídia da Sessão

Determina o método pelo qual o usuário chegou até o site. Por exemplo, quando o tráfego ocorre por meio de uma campanha do Google Ads ou então uma pesquisa orgânica é realizada no buscador do Google, por estarem relacionados com a plataforma Google, o GA4 apresenta em seus relatórios as nomenclaturas: google / cpc e google / organic.

  • “organic”: pessoas que clicam em um link de um mecanismo de pesquisa
  • “cpc”: (custo por clique) usuários que clicam em um anúncio pago
  • “email”: pessoas que clicam em um link em uma campanha de e-mail marketing
  • “referral”: pessoas que clicam em um link em um site (por exemplo, uma descrição de vídeo)
  • “(none)”: tráfego direto

Campanha da Sessão

Caso você possua diversas campanhas veiculadas em uma mesma mídia, o parâmetro utm_campaign é interessante para identificar por meio de qual campanha o usuário chegou até o seu site e, assim, entender qual está sendo mais efetiva para o seu objetivo.

Análise do Comportamento dos Usuários

Novos Usuários

Páginas e Telas: A dimensão “páginas” se refere a cada página de um site, enquanto “telas” indica cada tela de um app para dispositivos móveis. Serve como uma mostra de dados sobre as páginas visitadas pelos usuários em um site.

% de Novas Visitas (Novos x Recorrentes): Avaliar a quantidade de usuários novos que foram atraídos ao site e até que ponto você incentiva o retorno de usuários novos.

Sessões: Total de sessões contabilizada a partir do período de tempo pelo qual um usuário está ativo no seu site ou aplicativo.

No Google Analytics, uma sessão começa quando a pessoa abre seu app em primeiro plano ou acessa uma página ou tela sem nenhuma sessão ativa naquele momento (por exemplo, a sessão anterior expirou). Por padrão, uma sessão expira depois de 30 minutos de inatividade do usuário. Não há limite para a duração dela.

Sessões engajadas: O número de sessões que duraram 10 segundos ou mais, tiveram 1 ou mais eventos de conversão ou tiveram 2 ou mais visualizações de ecrãs (telas). Apenas se o usuário realmente estiver com o site/app aberto e usando será contabilizado.

Sessões engajadas por usuário: Média de sessões engajadas por cada usuário.

Taxa de engajamento: Porcentagem total de sessões engajadas. O cálculo é feito dividindo as sessões com interação pelo total de sessões.

Tempo médio de engajamento: Tempo em segundos que o site ou app ficou aberto em primeiro plano. Essa métrica é importante, pois reflete a satisfação do usuário e a relevância do conteúdo.

Taxa de Rejeição: A percentagem de sessões que não foram sessões com interação. No Google Analytics, a rejeição é calculada especificamente como uma sessão que aciona uma solicitação única ao servidor. Isso ocorre, por exemplo, quando um usuário abre uma página do seu website durante menos de 10 segundos e, em seguida, sai. Enquanto estava no Website, o utilizador não acionou eventos nem visitou outras páginas.

A taxa de rejeição, é o oposto da taxa de engajamento. Enquanto a taxa de engajamento é a porcentagem de sessões com interação no website ou app para dispositivos móveis, a de rejeição é a porcentagem de sessões sem interação.

Análise de Interação

Contagem de Eventos

O GA4 agora apresenta a opção de eventos, onde é possível medir uma interação ou ocorrência específica no seu site ou app. Por exemplo, um evento para saber quando alguém carrega uma página, clica em um link ou conclui uma compra.

Número de Conversões

Uma conversão pode ser macro ou micro. A macro tipicamente é uma transação de compra concluída. Por outro lado, uma conversão micro é uma atividade concluída, como uma inscrição por e-mail, que indica que o usuário está seguindo na direção de uma conversão macro.

O Google Analytics considera uma conversão qualquer interação ou ocorrência que tenha valor para sua empresa. Um usuário comprando na sua loja ou assinando sua newsletter são exemplos de conversões comuns. Marque como uma conversão um evento que mede a interação ou a ocorrência para que ele seja registrado assim.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de sessões visitas que resultam em uma conversão ou transação realizada dentro do website.

Publicidade

Na nova versão do Google Analytics 4, o Funil Multicanal não existe mais. Mas na aba de Publicidade é possível analisar o desempenho de cada canal em número de conversões, quais os principais caminhos de conversão utilizados e comparar modelos de atribuição para entender qual o papel de cada canal na jornada do consumidor.

Algumas métricas são: total de conversões por canal, custo dos anúncios, custo por conversão, clique nos anúncios, receita e ROI.

A plataforma também apresenta os modelos de atribuição, que são utilizados para dar crédito pelas conversões a diferentes anúncios, cliques e fatores ao longo do caminho do usuário até a conclusão de uma conversão.

Um modelo de atribuição pode ser uma regra, um conjunto de regras ou um algoritmo com base em dados que determina como o crédito é atribuído a pontos de contato nos caminhos de conversão. Saiba mais sobre modelos de atribuição neste artigo.

O Google Analytics 4 possui uma série de recursos para estudo na central de ajuda. Acesse o site para conferir mais informações.