Mercado Automotivo: Perfil e Preferência dos Consumidores

Conteúdosmarço 2, 20236 Minutes

A jornada dos consumidores para a compra de um automóvel é ampla e passa por diversos processos, que vão desde a pesquisa pelos melhores modelos, ofertas, locais que oferecem test-drive, entre outros. O ambiente digital acompanha boa parte dessa jornada e pode ser utilizado na estratégia de montadoras e concessionárias que desejam fortalecer sua marca ou atrair novas vendas.

Confira insights sobre o perfil e comportamento dos consumidores e quais as soluções sugeridas pela Publya para a estratégia digital das marcas do setor automotivo.

Jornada dos Consumidores

A compra de um automóvel geralmente é impulsionada por diferentes momentos na vida dos consumidores, que procuram por modelos que atendam ao seu estilo de vida e condição financeira. Por ser uma compra de valor aquisitivo, a escolha do modelo ideal demanda tempo e pesquisa.

Alguns fatores importantes desta jornada são:

  • Multicanal: Os consumidores utilizam em média 2 fontes de pesquisas antes de realizar uma compra:
    • 51% afirmam que propagandas na internet os motivam a buscar informações sobre carros
    • 47% afirmam que propagandas nas redes sociais os motivam a buscar mais informações
  • Emocional: O apego emocional a marca também possui influência na decisão dos consumidores. Um estudo da Gente Globo apontou as marcas que os consumidores possuem um grau de apego maior:
  • Recomendação: Para 68% dos consumidores a recomendação de amigos e familiares é considerado um aspecto importante na jornada de compra de um automóvel.

Influência do Digital e da Publicidade

O ambiente digital é o principal meio de pesquisa para a compra de um carro. Alguns dados para avaliar o potencial do digital são:

70% das vendas de carros começam por meio da internet (Fonte: R7)

Redes sociais, blogs e fóruns cresceram de importância no processo de escolha, com 69% dos consumidores dizendo que são influenciados ao ler postagens com comentários positivos e 57% por postagens negativas.

A Think With Google aponta que anúncios em vídeo são mais eficientes para este mercado: 80% dos novos compradores de automóveis realizaram uma ação depois de assistir a um vídeo.

Boas Práticas no Planejamento de Campanhas

A construção de uma marca forte no mercado automotivo é fundamental para conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores.

Por meio do ambiente digital as marcas podem apostar na construção de estratégias para:

Construção de Marca

Campanhas de longo prazo com mensagens persuasivas e personalizadas. Aqui as marcas podem apostar no amplo alcance do ambiente digital para se fazer presente nos principais portais de conteúdo e websites sobre o mercado automotivo, reafirmando a presença da marca.

  • No topo de funil (construção de marca) as campanhas de vídeo são 25% mais eficientes para ações de curto prazo e 40% mais eficientes para ações de longo prazo. (Fonte: Gente Globo)

Ativação de Vendas

Apostar em uma abordagem persuasiva e que aumente o interesse do usuário de conhecer o produto pode ser uma boa estratégia para aumentar o número de conversões.

É importante que a campanha da marca seja construída com segmentações específicas, direcionando os anúncios para usuários que demonstraram interesse efetivo na solução. Além disso, o alcance dessas campanhas pode ser ampliado por meio de estratégias como o lookalike (encontrando públicos semelhantes aos que já engajaram com uma oferta do anunciante) ou até mesmo onboarding de dados.

  • Já no fundo do funil (ativação de vendas) as campanhas online que não são de vídeo, ou seja, formatos estáticos e suas derivações, garantem até 15% de mais efetividade no curto prazo e 50% para ações de longo prazo. (Fonte: Gente Globo)

Dicas para a criação de criativos eficientes:

Criativo de Vídeo:

  • Nos anúncios de vídeo, os primeiros segundos são importantes para chamar a atenção dos consumidores. Combinar dinamismo, efeitos visuais e contrastes podem ser uma forma de capturar essa atenção.
  • As especificações do modelo e recursos disponíveis também são importantes para aumentar o interesse na compra. Segundo a Google, anúncios com menos de 15 segundos possuem melhor desempenho quando apresentam uma ou duas características do automóvel. Para explorar mais características, o anunciante pode experimentar criar vários anúncios curtos, destacando diferentes benefícios para explorar suas características.
Exemplo de Criativo de Vídeo:

Criativo Estático:

  • Nos formatos estáticos, o anunciante deve apresentar uma oferta clara e que motive o usuário a clicar ou interagir com o anúncio. Para explorar diferentes ofertas, o anunciante pode criar grupos de anúncio com foco em diferentes públicos.
Exemplo de Criativos Estáticos:

Soluções em Mídia Digital

A Publya selecionou as melhores estratégias para campanhas voltadas ao mercado automotivo, dentre elas: Mídia Programática Display e Vídeo, Facebook Ads, Google Adwords e Youtube Ads. Saiba mais neste link ou converse com um especialista da Publya para receber uma proposta personalizada para sua campanha.