Mercado Financeiro: Impacto do Digital e Soluções em Mídia

Conteúdosabril 10, 20238 Minutes

A relação do brasileiro com o dinheiro vai muito além de fatores demográficos como gênero, faixa-etária e classe social. Os consumidores vêm buscando soluções financeiras que ajudem a resolver seus problemas e realizar transações com maior conveniência, facilidade e rapidez.

A digitalização do mercado financeiro, impulsionado por bancos e fintechs, busca atender cada vez mais a essas necessidades dos brasileiros. E as marcas do setor que constroem uma presença digital podem trabalhar diferentes estratégias para fortalecer o relacionamento com potenciais clientes.

Neste artigo você verá a relação dos consumidores com o setor e a relevância do digital na busca por soluções de finanças.

Serviços Financeiros e Transações Digitais

  • Uso de Aplicativos

Os apps trazem maior comodidade para os consumidores que além de terem acesso às informações relacionadas também podem utilizar funções como o PIX, transferências e outros.

A cada 10 operações realizadas hoje em dia, 7 são feitas via internet banking ou aplicativo, sendo através de smartphones a maioria delas (56%).

Segundo dados da Opinion Box, 90% dos entrevistados já utilizaram Pix e 77% acreditam que ele mudou para melhor a forma como fazem pagamentos no dia a dia.

O principal motivo que leva as pessoas a gostarem dessa forma de pagamento é a rapidez das transações (69%), além da isenção de taxa de transferência (67%) e a facilidade de transferir dinheiro entre suas contas (44%).

  • Cartão de Crédito

Os cartões de crédito virtuais são utilizados em 21% das transações online. No último trimestre de 2022, essa forma de pagamento cresceu 126% na quantidade de operações e 86% no valor transacionado, na comparação com o mesmo período de 2021.

De acordo com uma pesquisa da Meta, 78% dos brasileiros que gostam de se manter informados sobre cartão de crédito, os principais locais que utilizam são sites de notícias sobre finanças ou empreendedorismo e as páginas de especialistas nas plataformas sociais.

Os anúncios aparecem como influenciadores na decisão de qual cartão de crédito escolher e 52% já contratou algum cartão de crédito por causa de um anúncio.

  • Seguros

Entre os bancarizados que declaram ter algum tipo de seguro, os de carro e vida são os mais comuns. Para a contratação desse tipo de serviço no ambiente digital, eles pesquisam na internet (52%), aplicativos (16%) e sites (15%).

De acordo com a pesquisa Meta, 52% já contratou algum seguro por causa de um anúncio. Com destaque aos anúncios em plataformas digitais (20%), oferta do corretor (20%), anúncios em site da internet (15%) e na TV (13%).

  • Investimentos

Metade dos brasileiros entrevistados pela Meta declaram ter algum tipo de investimento, seja para ter seu dinheiro trabalhando a seu favor (46%), para aproveitar oportunidades de rendimento ou para alcançar objetivos financeiros.

Além disso, 93% dos brasileiros gostam de se manter informados sobre o assunto e aproximadamente 52% já contratou algum investimento por causa de um anúncio.

  • Empréstimos

O empréstimo pessoal é uma das modalidades mais populares entre os brasileiros, que buscam cobrir emergências financeiras por motivo saúde (27%), contas mensais regulares (26%), comprar um bem (21%), começar um negócio/investir no meu negócio (21%) e gastos com moradia (21%).

Cerca de 89% dos brasileiros gostam de se manter informados sobre o assunto e os anúncios aparecem como influenciadores na decisão de qual empréstimo escolher. A pesquisa aponta que 55% já contratou algum investimento por causa de um anúncio.

Soluções de Mídia para Bancos e Finanças

A influência do ambiente digital nas decisões de escolha de produtos e serviços do mercado financeiro abre uma série de oportunidades para as marcas do setor. Confira alguns insights que revelam a relevância dessas plataformas quando o assunto é finanças:

Portais de Notícias

Com base nos dados multiplataforma da comscore, a categoria Financeira está entre as dez mais procuradas e acessadas, com quase 106,6 milhões de usuários únicos.

De acordo com a pesquisa da Meta, os sites de notícias, finanças e empreendedorismo possuem grande relevância no cotidiano dos brasileiros. A busca por informação nesses canais torna o processo decisório dos consumidores cada vez mais digital.

Instagram

De acordo com a comscore, a categoria de conteúdo Finanças cresceu 49% em 2022, sendo um dos 5 segmentos com maior crescimento no Instagram.

Em Junho de 2022 os 255 principais perfis de influencers de finanças somavam 94,1 milhões de seguidores. São cerca de 31,3 mil posts por mês, com média de 1,3 mil interações em cada um. Cinco perfis mais pesquisados na plataforma são os produtores de conteúdo, analistas, traders, investidores independentes e os perfis de assessoria e corretoras.

Fonte: Estadão

Tik Tok

58% dos usuários entram no TikTok para consumir conteúdos sobre finanças, sendo a plataforma número 1 para saber mais sobre dinheiro, segundo estudo da Octalab e MindMiners.

Assuntos mais buscados:

  • Dicas para fazer renda extra (49%)
  • Tutoriais de como investir (41%)
  • Investimentos seguros (39%)

Fonte: Tik Tok for Business, Meio e Mensagem

Youtube

Nos últimos anos, a plataforma vem sendo um dos principais ambientes para a procura por conteúdos relacionados a educação financeira. Principalmente entre a Geração Z (18 a 24 anos) – representam 44% das pesquisas e para os Millennials (27 a 42 anos) – representam 40%.

Fonte: Extra – Globo

Rede de Pesquisa Google

Nos últimos 5 anos, pesquisas sobre empréstimos, internet banking, conta digital, tiveram um crescimento expressivo no número de pesquisas. Impulsionado principalmente pelo período da pandemia.

De acordo com o levantamento do Google, quando comparado o mês de abril de 2022 com o mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de mais de 130% na busca pelo termo “internet banking”. A procura por “conta digital” e “empréstimo consignado” também cresceu 10x, junto com o aumento de 75% na busca por “poupança”.

Saiba como aplicar a mídia programática no segmento do mercado financeiro, converse com um especialista da Publya.