Como usar a mídia digital para atrair consumidores do segmento de Saúde?

Conteúdosoutubro 24, 20234 Minutes

A jornada dos consumidores da área de saúde é permeada por diferentes pontos de contato com as marcas. Seja para o momento em que estão precisando de algum atendimento com maior urgência, ou até para acompanhar as marcas e possibilidades de serviços que podem atender às suas necessidades.

Com os brasileiros cada vez mais habituados a buscar na Internet por serviço da área de saúde ou até compreender melhor as informações recebidas por um profissional, é importante que as marcas do setor procurem por diferentes estratégias para fazer parte da jornada desse consumidor.

Confira neste artigo insights que ajudam a entender a relevância dos canais digitais na busca por informações, além de sugestões e estratégias de mídia para o setor de saúde.

Influência do Digital na Jornada dos Consumidores

Os consumidores se apoiam cada vez mais na internet para buscar informações sobre saúde (94,4%), principalmente pela conveniência e pela quantidade de conteúdo disponível (Fonte: Sante).

Em sua maioria, as buscas online estão relacionadas a sintomas e tratamentos de doenças, medicamentos e suas bulas. No entanto, segundo a Sante, os consumidores também exploram informações sobre alimentação saudável e dietas (16%), práticas de exercícios e hábitos saudáveis (11%) e notícias relacionadas à área da saúde (9%).

As redes sociais também são utilizadas na busca por informação. Segundo dados divulgados pela Forbes, 1/3 da Geração Z (pessoas entre 18 e 24 anos) consultam o Tik Tok para obter conselhos sobre saúde, principalmente sobre perda de peso (44%), depressão (49%) e conselhos de influencers sobre ansiedade (55%).

Assim como o Tik Tok, o YouTube também demonstra ser uma fonte recorrente para os brasileiros. Dados da própria plataforma mostram que 82% da população adulta conectada recorre aos conteúdos do YouTube para buscar informações sobre saúde. Desses, 77% buscam entender melhor um diagnóstico depois de passar por consulta médica e 67% utilizam quando não estão se sentindo bem.

Confiança é um ponto importante para os consumidores interessados neste segmento. Segundo uma pesquisa da Globo, quando se trata de informações sobre doenças, tratamentos ou uso de medicamentos, os portais de notícias e a TV são os veículos que transmitem maior índice de confiança.

Oportunidade para as Marcas

Com os brasileiros cada vez mais habituados a buscar na Internet por serviço da área de saúde ou até compreender melhor as informações recebidas por um profissional, é importante que as marcas do setor procurem por diferentes estratégias para fazer parte da jornada desse consumidor.

E a mídia digital é um importante canal para isso, permitindo que as marcas aumentem sua visibilidade e fortaleçam estratégias de atração de novos consumidores. Por meio de uma série de canais, as empresas do segmento de saúde podem criar uma conexão confiável com os consumidores e incentivá-los a realizar alguma ação.

A Publya preparou um Plano de Mídia para o segmento de Saúde e Bem-Estar com as melhores estratégias para a veiculação de campanhas digitais, com destaque para mídia programática, redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube). Baixe clicando aqui.