O que é uma DSP e qual a diferença entre DV 360, Gama e Xandr

Conteúdossetembro 27, 20235 Minutes

As DSPs (Demand Side Plataform) são as plataformas responsáveis pela automatização das transações de compra de mídia no ambiente digital. É por meio dessas tecnologias que é possível ter acesso aos mais variados formatos de publicidade, como Display, Vídeo, Áudio, DOOH, entre outros, além de recursos para otimizar a compra de mídia.

A integração de algoritmos de machine learning e inteligência artificial (Ai), por exemplo, permitem o aprimoramento das estratégias de mídia com base no reconhecimento de padrões.

O que viabiliza a predição dos resultados de compra de mídia com base no comportamento dos usuários, recomendações de otimização para a compra de mídia, e também facilita a tomada de decisões em tempo real no que diz a respeito a entrega, compra e análise das campanhas veiculadas no ambiente digital.

As 3 principais plataformas do mercado são Display & Vídeo 360 (DV360), Xandr e Gama, plataforma da Globo criada em conjunto com a Xandr.

A Publya opera campanhas em todas essas DPSs e compilou neste artigo os principais diferenciais de cada uma quando se trata da aquisição de espaço publicitário. Confira!

Display & Vídeo 360

A DV360 é uma DSP desenvolvida pelo Google, que oferece aos anunciantes e agências um conjunto de ferramentas e recursos para planejar, executar e otimizar campanhas de publicidade.

O que torna a plataforma mais robusta são as possibilidades de integração com outras ferramentas do ecossistema de mídia digital. Confira alguns de seus diferenciais:

  • Oferece acesso a dados de terceiros dos principais fornecedores de mercado, e também uma série de dados próprios do Google para segmentação, sem custos adicionais.
  • Integração com Data Management Platforms (DMPs) que mapeiam dados de comportamento do público da campanha e do anunciante para criar audiências reativáveis.
  • Integração com outras plataformas do Google, como YouTube, Google Ads, Search Ads (DSP para pesquisa e compras), Google Web Designer (para criação de anúncios) e o Studio de Criação (para automação na construção de peças publicitárias).
  • Integração com inteligência artificial para a otimização das campanhas, com capacidade de controlar a frequência com que um usuário é impactado pelos anúncios, bem como o lance de CPM para o melhores momentos de compra de cada audiência
  • Proporciona um controle mais abrangente da jornada do usuário por meio do Adserver, permitindo o rastreamento e atribuição dos canais de mídia.
  • Possibilita a veiculação de anúncios em ambientes DOOH (Digital Out of Home), sem a necessidade de acordos específicos.

Xandr

Uma das principais vantagens da DSP da Xandr é a sua capacidade de negociar inventários de forma mais vantajosa em termos de preço. Além disso, ela se destaca por ser altamente flexível, permitindo uma ampla personalização de estratégias de lances, criativos, testes A/B, entre outros ajustes de campanha.

Diferentemente da DV360, a DSP Xandr não disponibiliza dados da própria plataforma para a integração nas campanhas, mas permite a integração de dados de terceiros dos principais provedores de dados do mercado, como Tail, Serasa, Nielsen, BlueKai, Lotame, Factual, etc. Também permite utilizar dados do próprio anunciante, que otimiza e direciona ainda mais as campanhas.

Assim como as outras DSPs, conta com os formatos tradicionais de publicidade online: Display, Vídeo, Áudio, DOOH, entre outros.

Gama

Na prática, a Gama oferece os mesmos recursos e benefícios da Xandr, uma vez que foi desenvolvida em uma parceria entre as duas empresas. O diferencial está nas possibilidades de formato para a veiculação das campanhas, além do acesso à audiência das plataformas Globo.

A Gama coloca à disposição um inventário de dados do público que consome conteúdos das plataformas Globo, disponibilizando opções de segmentação que incluem comportamento, interesses de consumo, informações demográficas e filtros contextuais com base em semântica, como palavras-chave e personalização conforme o perfil do consumidor. Por exemplo, o anunciante consegue ter acesso ao perfil e comportamento da audiência do Big Brother Brasil 2022.

Além de contar os formatos tradicionais da programática (Display, Vídeo, Áudio, Native Ads, entre outros), também é possível ter acesso a formatos exclusivos, por exemplo, os anúncios veiculados na Globoplay.

Cada uma dessas DSPs tem suas particularidades e a escolha entre elas dependerá das necessidades específicas de cada campanha e estratégia de publicidade digital. Na Publya, essa escolha é feita com base na campanha elaborada para o anunciante. Quer saber mais sobre o assunto? Converse com um especialista da Publya.