Como a Atribuição Multicanal e o DCO estão se tornando importantes para campanhas digitais

Notíciasjunho 7, 20215 Minutes

Em 2020 a internet foi o único meio com ampliação no share de investimento publicitário, atingindo 26,7%. A adesão de soluções programáticas como o Display, Vídeo, Áudio, e das Redes Sociais (Facebook Ads, Google Ads e Youtube) ganharam destaque na estratégia das marcas, que podem executar campanhas com diferentes abordagens para encontrar seu público-alvo na internet. Essa transição para uma estratégia mais digital também aumenta a complexidade das análises de resultados, que devem ser transparentes e precisas para determinar se o investimento do anunciante está sendo bem aproveitado.

As tecnologias de atribuição são fundamentais para apresentar essa visão holística das interações dos usuários com uma marca, e a relevância de canal ou mídia durante a jornada de compra. Através desses dados, as organizações podem extrair insights valiosos para a otimização e aprimoramento das campanhas, aumentando entre 15% a 30% a eficiência das ações de mídia.

Outro recurso importante para as marcas que estão presentes no ambiente online é a auditoria de mídia, que atende às necessidades das agências e anunciantes que desejam verificar se os anúncios estão sendo veiculados de acordo com a estratégia pré-definida para as campanhas. A partir da análise de diferentes métricas, é possível rastrear o desempenho da veiculação dos anúncios e viabilizar análises de brand safety. Por exemplo, apresentando os conteúdos onde os anúncios foram exibidos, o tráfego gerado a partir dos publishers (se houve tráfego inválido ou bots), o viewability das campanhas de Display e Vídeo, entre outros.

John Wanamaker, varejista americano do começo do século 20, citou uma vez: “Metade do meu investimento em publicidade é jogado fora, o problema é que não sei qual metade”. Essa ainda é uma realidade para muitos anunciantes, mas através das soluções de auditoria e atribuição é possível evidenciar a efetividade das estratégias digitais na geração de resultados.

Como uma forma de complementar o serviço de operação de campanhas oferecido pela trading desk, a Publya – Mídia Programática apresenta um conjunto de soluções focado em Auditoria e Atribuição Multicanal. Apoiada no Campaign Manager 360, do Google Marketing Platform, a empresa amplia seu stack tecnológico para fornecer modelos sofisticados para análise e mensuração das campanhas de mídia, como Ad Trafficking, Verification e Attribution. Além disso, também oferece o Studio de Criação, serviço apoiado no uso de tecnologias para realizar o Desdobramento de Criativos e Dynamic Creative Optimization (DCO).

Dynamic Creative Optimization, ou DCO, é a tecnologia responsável pelo desenvolvimento de criativos de forma automatizada e dinâmica, permitindo a personalização de elementos visuais com base em dados de audiências. Na prática, as campanhas de DCO podem ser personalizadas a partir da ativação de dados em tempo real, como histórico de navegação, localização, dados de interesses e intenção de compra, para modificar elementos gráficos do anúncio de acordo com o usuário impactado.

“Um dos benefícios desta solução é contar com a inteligência dos dados para apresentar o criativo certo, para o usuário certo. Por meio do DCO, é possível explorar diferentes recursos de segmentação para personalizar o anúncio ao usuário que navega na internet. Por exemplo, as marcas podem definir linhas criativas para diferentes personas, para os clientes engajados com a marca ou para usuários que estão em determinadas localidades, sem demandar maiores esforços de criação. Essa personalização em escala, além de trazer uma proximidade maior com o usuário, também é uma forma de ganhar mais agilidade na criação. ” comenta Alex Andrade, Gerente de Mídia Programática da Publya.

“O Desdobramento é uma forma de otimizar a criação dos anúncios para campanhas programáticas, que incluem em média 11 formatos essenciais para os dispositivos Desktop e Mobile. Por exemplo, um anunciante que possui mais de 01 campanha ativa precisa criar uma quantidade significativa de anúncios para garantir que a entrega ocorra de forma efetiva. Por saber que este é um dos principais desafios do processo de criação, trouxemos essa solução para proporcionar agilidade para clientes e parceiros.” complementa Alex Andrade.

Artigo publicado pelo portal ADNews