Black Friday: engaje consumidores e impulsione as vendas por meio da mídia digital

Notíciasoutubro 27, 20216 Minutes

A Black Friday traz oportunidades para que diversos negócios possam impulsionar as vendas durante a temporada de final de ano. Na edição passada, a data teve um crescimento de 27,5% no faturamento do e-commerce, alcançando R$ 3,86 bilhões, segundo dados da Neotrust. A antecipação de ofertas também foi uma estratégia efetiva para manter o desempenho do varejo digital durante toda a semana, o mesmo relatório registrou 13 milhões de pedidos entre os dias 26/11 até 30/11, um aumento de 21% comparado ao ano anterior.

Os hábitos de consumo digitais conquistados ao longo do ano foram essenciais para ajudar os consumidores que pretendiam aproveitar as melhores condições de compra para a data. A Mind Miners registrou que 45% das pessoas que compraram na Black Friday 2020 pesquisaram por produtos e preços apenas pela internet, entre eles: sites, aplicativos, redes sociais e apps de delivery.

Além disso, as marcas que apostaram nas redes sociais também conseguiram engajar os consumidores durante o período. As marcas de varejo geraram mais de 1,4 milhões de ações em engajamento no dia da Black Friday 2020, sendo o Instagram a rede social com maior volume de engajamento (78%), seguido pelo Facebook (16%). Já no Twitter, o Brasil foi posicionado como o segundo país que mais Tweeta sobre Black Friday no mundo.

Este ano a Black Friday acontecerá no dia 26 de novembro, e com a maior flexibilização das atividades externas, traz expectativas positivas para o varejo online e físico. Uma pesquisa realizada em junho pelo UOL apontou que os consumidores vêm demonstrando intenção de compra para a Black Friday desde o início do segundo semestre, com 67% dos entrevistados afirmando que pretendem comprar durante a data. Entre eles, 47% pretendem comprar só pela internet (alta de 6 pontos percentuais em relação a 2020), e 15% apenas nas lojas físicas (alta de quatro pontos).

A pesquisa também destaca que 64% dos consumidores costumam prestar mais atenção nos anúncios referentes a Black Friday e 50% afirmam que a publicidade influencia na decisão de comprar. Para Tatiane Gonçalves, Head de Planejamento Comercial da Publya – Mídia Programática, a Black Friday aparece como oportunidade para as marcas realizarem campanhas com foco em dois momentos: geração de tráfego qualificado e conversão/vendas.

“Ainda estamos em tempo para começar campanhas de mídia que fomentem a antecipação e ajudem a manter a marca no radar de potenciais consumidores. Por exemplo, por meio da programática é possível encontrar usuários que demonstram intenção de compra em determinadas categorias de produtos e serviços, que recebem emails de determinadas categorias (investimento, tecnologia e eletrônicos, sports, pets, entre outros). Essas estratégias ajudam a construir alcance para a oferta do anunciante, e também a qualificar melhor os públicos que devem receber uma abordagem de venda na data. ”

Na semana do evento, a sugestão apresentada por Tatiane é uma abordagem que direcione os consumidores ao momento de compra, apresentando descontos e outras vantagens.

“Ter uma estratégia eficiente de retargeting durante este período é essencial para impactar os usuários engajados com a marca em diferentes canais. Por exemplo, na mídia programática é possível utilizar a estratégia de dados integrados para apresentar anúncios aos usuários que viram ou clicaram em outro anúncio, retargeting do site, e também o retargeting e-mail marketing para impactar os usuários que abriram ou clicaram em um e-mail promocional. A mesma premissa pode ser utilizada nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Google Ads, onde por meio da utilização de um pixel para acompanhar a jornada dos usuários e reimpactá-los com outros anúncios. Tudo depende da produto comercializado, mas essas estratégias podem ajudar a fortalecer a oferta da marca de acordo com o engajamento dos consumidores.”

Um estudo desenvolvido pela Publya apresenta soluções de mídia digital para que as marcas saibam como preparar uma estratégia de mídia efetiva. Confira todas as sugestões de mídia e segmentações para a Black Friday 2021 aqui.

A Publya também irá promover benefícios para os anunciantes que veicularem campanhas no mês de novembro e relacionadas a Black Friday. As campanhas poderão ter entre 20% a 30% de reaplicação nas impressões de mídia, ou seja, os anunciantes ampliarão o alcance das campanhas por receber mais impressões em cima do contratado. Converse com um especialista da Publya para saber como habilitar a promoção no email marketing@publya.com