Como atrair consumidores na Black Friday 2023 [+ Plano de Mídia Digital]

Conteúdosagosto 1, 20237 Minutes

A Black Friday, que acontecerá no dia 24 de novembro, é o evento mais aguardado do segundo semestre, impulsionando as vendas entre os consumidores que desejam comprar algo que precisam, porém, a um preço mais baixo, ou também antecipar as compras de Natal.

O ambiente digital é um dos locais mais propícios para a pesquisa de ofertas, descontos e produtos para a data, sendo assim, é fundamental que as marcas façam um planejamento estratégico. A Publya separou alguns insights sobre o desempenho do ano passado, além de um plano de mídia com sugestões para as agências e anunciantes.

Desempenho de Vendas no Ambiente Digital e Físico

No ano passado era esperado, segundo a CNDL, que 79% dos brasileiros comprariam na Black Friday, principalmente pelo ambiente digital (81%). Comprar algo que estava precisando era o principal motivador para a compra (72%), mas antecipar as compras de Natal também teve destaque (36%).

No dia oficial da Black Friday (25/11) o e-commerce registrou R$ 3,1 bilhões em vendas, o que representou um faturamento 28% menor quando comparado a data do ano anterior, e as lojas físicas tiveram diminuição de 13% no volume de vendas. (Fonte: Gente Globo).

Alguns fatores que ajudam a compreender a imprevisibilidade do resultado de vendas durante a Black Friday 2022 são:

  • Inadimplência dos consumidores que diminui o poder de compra.
  • Copa do Mundo, que ocorreu em novembro.
  • Alta das taxas de juros que encarece o crédito.

Mas ao analisar o período que engloba Black Friday (25/11) + Cyber Monday (28/11), o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no varejo cresceram 5,5% em relação à igual período em 2021, com destaque para o ambiente digital.

Desempenho da Black Friday por Segmentos

Roupas, Calçados, Eletrodomésticos, Eletrônicos e Cosméticos costumam ser as categorias mais desejadas pelos consumidores, mas é interessante notar que diferentes categorias de produtos e serviços ganharam destaque na última Black Friday.

Entre as que tiveram maior crescimento, segundo o Mercado e Consumo, se destacam: Drogarias e Farmácias (+25,9%), Turismo e Transporte (+25,1%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+22,2%) e Alimentação – Bares e Restaurantes (+18,6%).

Jornada de Compra dos Consumidores

O processo de decisão dos consumidores sobre o que comprar na Black Friday começa a partir da pesquisa de produtos e preços. Em 2022, 91% dos consumidores que pretendiam fazer pesquisa de preço antes da Black Friday, principalmente para confirmar se os produtos estavam com um bom desconto (56%) e para escolher a loja com o melhor desconto (34%)

É interessante notar que a jornada começa com até um mês de antecedência, mas uma parcela dos consumidores também deixa para a semana do evento. A antecipação costuma ser uma estratégia efetiva para os anunciantes que desejam encontrar uma audiência que ainda está em dúvida do que comprar, mas já está à procura de produtos e serviços para comparar os preços na data.

Expectativas para a Black Friday 2023

Mais otimistas, conforme a Gente Globo, 71% dos brasileiros devem gastar mais neste segundo semestre, em relação aos primeiros meses deste ano, com destaque para alimentação (66%), saúde (39,8%) e eletrodomésticos (34,9%). E entre as datas em que os consumidores pretendem gastar, está a Black Friday!

Impacto da Publicidade na Black Friday 2022

Ter uma estratégia de mídia para garantir a visibilidade das ofertas e se manter presente na jornada de compra dos consumidores é essencial durante a Black Friday.

Conforme a consulta ao mercado realizada pelo Meio&Mensagem e Kantar Ibope Media, dois em cada três CMOs (65,7%) entrevistados declaram que em 2022 fariam algum investimento em publicidade relacionado a Black Friday, direta ou indiretamente.

As redes sociais desempenham um papel importante na exposição das marcas durante a Black Friday. A Black Friday de 2022 conquistou 90 mil comentários/menções no período nas redes sociais, sem menções diretas a marcas ou segmentos no Twitter, YouTube, Blogs, Forums, News e Tumblr.

O Instagram é a rede de maior engajamento (81%) com um share de 28% entre todos os conteúdos postados. Já o Twitter detém 46% dos conteúdos e o Facebook possui maior audiência na categoria de Varejo.

Soluções de Mídia

A relevância do digital no processo de pesquisa e compra fortalece o ambiente digital como um espaço estratégico para as marcas. E aumenta a importância das campanhas de anúncios em Sites, Redes Sociais e Apps na estratégia de divulgação para a Black Friday.

Confira as sugestões de mídia que a Publya selecionou para as marcas impactarem os consumidores durante suas jornadas de compra na Black Friday 2022.

  • Campanhas de Display e Vídeo que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação dos usuários. Dessa forma, o anunciante pode impactar os usuários com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.
  • Meta Ads (Facebook, Instagram e Messenger) que oferecem formatos diversificados (Feed, Stories, Mensagem) de anúncios, e permitem apresentar ofertas de produtos/serviços em formato de imagens e vídeos.
  • YouTube incentivando os usuários a realizarem ações no momento em que assistem ou pesquisam vídeos na plataforma.
  • Tik Tok: Vídeos exibidos para os usuários enquanto consomem conteúdo na plataforma.
  • Push Notifications: Apresente anúncios por meio de notificações no smartphone.

Você também pode baixar essas sugestões de plano de mídia para conferir os preços especiais praticados pela Publya para sua campanha de mídia. Clique aqui para baixar o plano de mídia ou solicite um atendimento personalizado com um especialista da Publya.