Como atrair consumidores no Dia das Crianças 2023?

Conteúdossetembro 13, 20236 Minutes

O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, traz oportunidades para que as marcas aproveitem a ocasião para lançar promoções e descontos, visando atrair pais e familiares em busca de presentes direcionados ao público infantil.

O ambiente digital é um canal relevante na jornada de busca dos consumidores na data, criando uma oportunidade para que as marcas se aproximem dos potenciais compradores por meio da mídia digital.

Saiba mais sobre o comportamento dos consumidores, além de sugestões de mídia para o planejamento de uma campanha no período.

Panorama do Dia das Crianças

O varejo cresceu 13,0% na semana do Dia das Crianças 2022, em comparação com igual período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Segundo o relatório, as vendas em lojas físicas cresceram 11,7%, enquanto o e-commerce registrou um crescimento de 26%. As compras em shoppings centers também tiveram destaque nesse período, alcançando um crescimento de 8,4%.

A forma de presentear varia de acordo com cada família. Uns preferem comemorar a data indo a um parque de diversões (32%), outros fazendo uma refeição em casa (23%), e há aqueles que preferem presentear a criança ou adolescente com algum produto.

As categorias de presentes mais procuradas dependem da faixa-etária do presenteado, os Brinquedos são comuns entre os mais novos, enquanto Roupas, Eletrônicos e Produtos de Beleza são escolhidos para presentear os jovens.

Na visão setorial, o segmento de Recreação e Lazer apresentou maior destaque de vendas no ano passado, com crescimento de 22,8%. Em seguida aparece Móveis, Eletrônicos e Lojas de Departamento (16,0%), Livrarias, Papelarias e Afins (15,8%), Alimentação (14,3%), Demais Setores (12,7%) e Vestuário (9,4%).

Impacto do Ambiente Digital na Jornada de Decisão

O processo de decisão dos consumidores sobre o que comprar no Dia das Crianças começa a partir da pesquisa de produtos e preços. Segundo a Gente Globo, 90% pretendia pesquisar preços e/ou informações sobre o produto antes de comprar o presente para o Dia das Crianças em 2022.

O ambiente digital é o principal meio de busca para 44% dos consumidores que pretendem comprar na data, que pesquisam tanto nos sites das próprias lojas, sites de busca, marketplaces e sites comparadores de preços.

As pesquisas começam na internet com até um mês de antecedência, comportamento que se intensifica na última semana e na data da ocasião (46%).

Entre os principais locais de compra, se destacam:

  • Lojas físicas especializadas (lojas de brinquedo, loja de roupas, etc.): 33%
  • Marketplaces: 32%
  • Loja física de comércio local/bairro: (31%)
  • Site da própria loja: (30%)
  • Lojas de departamentos: (29%)
  • Sites estrangeiros: (26%)
  • App da loja: (24%)

É importante notar que a compra na data costuma ser cada vez mais multicanal: 64% dos consumidores compram na internet para retirar nas lojas, porcentagem que aumenta quando considera o público entre 24 e 35 anos (70%).

Esse comportamento pode estar relacionado principalmente pela vontade de receber o produto com mais antecedência ou mesmo pelo preço alto do frete, que às vezes acaba não compensando.

Plano de Mídia para o Dia das Crianças

Segundo a Gente Globo, a publicidade influencia a decisão de compra de 36% dos pais que pretendem comprar na data, principalmente entre aqueles que estão em busca de ofertas e descontos (92%).

Confira soluções de mídia digital sugeridas pela Publya para a data e saiba como impactar os consumidores que estão planejando ir às compras do Dia das Crianças.

  • Campanhas de Display e Vídeo são muito efetivas nesse contexto, já que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação dos usuários. Dessa forma, o anunciante pode potenciais consumidores com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.

Algumas segmentações possíveis: Pessoas com interesse em família, com intenção de compra para o dia das crianças, segmento de ativação no dia das crianças, etc.

  • Facebook Ads (Facebook e Instagram): oferecem formatos diversificados de anúncios, que permitem apresentar ofertas de produtos/serviços para diferentes públicos.

Algumas segmentações possíveis: Pessoas com interesse no Dia das Crianças, Família, Compras na internet, Compras, Presente, Criação de filhos. Além da possibilidade de atrair pais com filhos em idades específicas.

  • YouTube Ads: veicula anúncios enquanto os usuários pesquisam ou assistem outros conteúdos na plataforma.

Algumas segmentações possíveis: Pessoas interessadas em assuntos sobre família, pessoas que pesquisam ou planejam ativamente por: Presentes e Ocasiões, Cuidados Com Crianças. Além da possibilidade de segmentar por canais e tópicos específicos.

  • Tik Tok Ads: Vídeos exibidos para os usuários enquanto consomem conteúdo na plataforma.

Algumas segmentações possíveis: Pessoas interessadas em brinquedos para Crianças, Crianças, Dia das Crianças, Presentes. Além de segmentar usuários que seguiram certos tipos de Criadores no TikTok, e acompanham vídeos de hashtags específicas, como: #BrinquedosdeCrianças.

Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso durante datas comemorativas. Acesse o Plano de Mídia feito pela Publya exclusivamente para o Dia das Crianças e confira as melhores práticas para a data!