Como utilizar a geolocalização dos consumidores de forma estratégica
Os dispositivos móveis são um dos principais meios de acesso a Internet, sendo utilizado por aproximadamente 97% dos internautas brasileiros. A cobertura digital proporcionada pelos smartphones traz benefícios tanto para os consumidores, que podem ter acesso a diferentes conteúdos, produtos e serviços em qualquer lugar, quanto para as marcas que podem apostar em estratégias que visam impactar esses consumidores.
Um exemplo de estratégia é o Geofencing, também conhecido como Hyperlocal, que permite utilizar a geolocalização dos consumidores (onde estão e por onde passam no dia-a-dia) para apresentar anúncios personalizados. Neste artigo você verá como funciona esta estratégia, quais são seus benefícios e como implementá-la em uma campanha digital.
Como funciona a Geolocalização?
Geofencing é uma tecnologia que tem como base a geolocalização, recurso que determina a posição geográfica de um dispositivo através de um sistema de coordenadas. Com o apoio de outras tecnologias, como GPS, wi-fi ou dados celulares, ela estabelece um limite geográfico virtual que aciona quando um dispositivo entra ou sai de um perímetro pré-determinado.
Para que essa tecnologia funcione é necessário que os usuários dos dispositivos móveis autorizem o compartilhamento da localização. Por exemplo, ao baixar um aplicativo uma das primeiras notificações recebidas é: “Autoriza que este aplicativo tenha acesso a sua localização?”. Se a resposta for “Aceito”, é possível mapear este usuário.
As tecnologias de mapeamento de usuários, como o Geofencing, permitem a entrega de anúncios segmentados por localização e vem crescendo rapidamente no mercado. Segundo dados da Yahoo, o mercado de geofencing foi avaliado em US$ 930,7 milhões em 2021 e deve registrar uma taxa de crescimento anual de 23,96% entre 2022 e 2027.
Possibilidades em Campanhas de Mídia
As ações de mídia que levam em consideração o raio geográfico dos consumidores podem ser utilizadas pelos anunciantes como uma forma de atrair visitantes para uma loja física, apresentar promoções e fortalecer a presença da marca no cotidiano das pessoas que frequentam determinados locais.
E de acordo com uma pesquisa da Smart Hint, os consumidores têm de 6 a 7 vezes mais chances de realizar uma compra quando são impactados por uma oferta próxima à sua localização.
Veja um Exemplo Prático de uma Campanha de Mídia:
Digamos que uma rede de fast food pretenda lançar uma campanha promocional para o almoço. Com a tecnologia Geofencing, o anunciante poderá apresentar anúncios aos usuários que estiverem passando perto do restaurante com a promoção, no horário ideal, onde a maioria das pessoas transitam justamente em horário de almoço.
O geofencing também permite que os anunciantes obtenham informações em tempo real sobre o comportamento dos consumidores e os locais onde eles têm maior probabilidade de realizar algum tipo de ação. O que ajuda as marcas a direcionarem a campanha e adaptar as estratégias com base no comportamento percebido.
A Publya veicula campanhas com a tecnologia de geofencing através das plataformas DV360 e Yahoo. Confira algumas das possibilidades e vantagens:
Plataforma DV360 – Google
A tecnologia Geofencing oferecida pela Google permite segmentar as campanhas com base em alguns critérios:
- Proximidade: Pontos de Interesses Individuais (PDIs), Endereços, Coordenadas de Latitude/Longitude, etc
- Região: Estados, Cidades e CEPs
Ao planejar uma ação de mídia digital com a estratégia de Geofencing, também conhecido como Hyperlocal Geotargeting, o anunciante tem a possibilidade de personalizar as ações da marca de acordo com pontos de interesse. Essas campanhas podem ser no formato Display, Vídeo ou Native Ads, o que permite a construção de diferentes abordagens criativas para capturar a atenção do usuário.
Outra possibilidade é associar a estratégia de Geofencing com ações de DOOH, por exemplo, configurando a entrega de anúncios no mesmo raio das telas de uma ação DOOH. Saiba mais sobre o DOOH e como utilizá-lo de forma estratégica neste link: https://www.publya.com/dooh-programatico/
Quer saber como implementar estas soluções em sua campanha de mídia? Converse com um especialista da Publya.
Related Posts
agosto 21, 2024
Qual a diferença entre remarketing e retargeting?
agosto 13, 2024
Campanhas de Tráfego na Mídia Programática
agosto 12, 2024