As marcas entram no jogo: potencial da publicidade em jogos mobile

Planejamento estratégico de mídianovembro 25, 202010 Minutes

O protagonismo do mobile no cotidiano das pessoas agrega novas formas para o consumo de conteúdo, entretenimento, produtos e serviços. Pensar em campanhas exclusivas para o mobile, coloca as marcas frente aos diferentes momentos da jornada do consumidor e representa oportunidades para capturar a atenção com mensagens personalizadas para cada contexto.

Os jogos mobile ganham destaque nesse cenário, como fonte de entretenimento e diversão para a maioria dos brasileiros. Nesse post são apresentados os perfis de jogadores, vantagens para anunciantes e formatos para veiculação de anúncios in-game.

Evolução do universo gamer e conectividade

Globalmente existem mais de 2,7 bilhões de pessoas com o hábito de jogar através da internet. De acordo com a pesquisa Game Brasil 2020, 73,4% dos entrevistados dizem consumir jogos eletrônicos, um crescimento de 7,1% em relação a 2019. Ainda, a maior parte dos jogadores possuem preferência pelo smartphone, com 86,7% de representatividade.

Esse comportamento se desenvolve em um contexto de forte conectividade via mobile. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 58% da população acessa a internet apenas pelo celular, e entre as classes D/E, 85% dos acessos são feitos exclusivamente pela rede móvel.

A presença de smartphones no dia a dia dos consumidores proporcionou o crescimento da indústria de jogos mobile como todo, simplificando o acesso a um formato de entretenimento que antes era limitado ao videogame e ao computador. Por exemplo, a ascensão do jogos mobile possui protagonistas bem definidos, como o Perguntados, Pokémon Go, Animal Crossing e mais recentemente pelo jogo Among Us, com 17 milhões de downloads do aplicativo no Brasil.

Características do público que consome jogos mobile

O público gamer pode ser dividido em duas categorias principais: Hardcore, formado por jogadores ávidos, que se envolvem com o universo dos jogos, e investem em computadores de performance ou produtos relacionados a games; e Casual, que jogam de forma mais livre, como um passatempo ou fonte de diversão.

Uma consideração importante é que, apesar do termo “casual”, o público que utiliza essas plataformas por diversão passam em média 3 horas jogando online, até 3x vezes por semana. Além disso, o estereótipo de que os jogadores são apenas adolescentes, na prática já foi superado. Atualmente, pessoas de gêneros e idades variados possuem interesses neste tipo de entretenimento. Veja abaixo os principais highlights descobertos da pesquisa Game Brasil:

  • Mulheres possuem alta representatividade no universo jogadores casuais, enquanto homens possuem maior afinidade com a categoria hardcore;
  • Segundo dados do IBGE, a população brasileira é concentrada na faixa dos 15 aos 39 anos. A pesquisa Game Brasil identificou que a faixa etária dos jogadores brasileiros está entre 16 aos 34 anos, o que reforça a ideia de que games não é uma atividade apenas para crianças e adolescentes;
  • Os jogadores casuais possuem maior afinidade com a experiência mobile, enquanto os jogadores hardcore preferem softwares mais robustos;
  • Ambos perfis de jogadores possuem o hábito de assistir a filmes em plataformas de streaming, como o Netflix;

Outra característica dos usuários engajados com jogos mobile é a afinidade com produtos no ambiente digital. Segundo a mesma pesquisa:

  • 77,9% escutam músicas, assistem filmes e fazem leituras online;
  • 76,4% estão presentes nas redes sociais;
  • 63% pesquisam sobre produtos/serviços e realizam pagamentos através da internet;
  • 61% realizam cursos online e usam a internet para trabalhos escolares e estudos;
  • 60% compram produtos em lojas virtuais e usam apps de delivery de comida/bebida;

Vantagens para anunciantes e formatos em jogos mobile

A popularização dos jogos mobile trouxe ainda mais relevância para os anúncios em contextos de diversão, permitindo que marcas possam estabelecer uma ligação entre os jogos e ações publicitárias de forma personalizada. Algumas vantagens para os anunciantes são:

  • Percepção positiva da marca e envolvimento com os usuários em momentos de diversão;
  • Comunicação com públicos diversos: os games são consumidos por pessoas de diversas faixas etárias em todo o Brasil;
  • Atenção do público: os jogos estimulam a concentração dos usuários, proporcionando a entrega do anúncio para pessoas que estão interessadas na atividade;

A Publya oferece em parceria com a flame by etermax, a possibilidade dos anunciantes estarem presentes nos aplicativos mais populares no mercado, como os Jogos Perguntados, Angry Birds, Fruit Ninja, entre outros. Através dos objetivos de Visualização de Vídeo e Tráfego, é possível ampliar o alcance da marca e/ou potencializar o tráfego qualificado, apresentando informações sobre produtos, serviços, etc.

Os principais formatos são:

Playable Ads: uma experiência imersiva que permite os usuários interagirem com a marca através de um jogo criado e personalizado para o contexto de cada anunciante. Ao final do jogo é exibido um vídeo de até 30” ou um banner com chamada para ação. Confira alguns exemplos: Ministério da Saúde e Moet & Chandon.

Rewarded Vídeo: com o objetivo de visualização de vídeo, os anúncios são apresentados entre as partidas. Seu principal destaque é oferecer uma recompensa ao usuário em troca de assistir a publicidade, como mais oportunidades de jogar e/ou recursos premium.

Banner Display: geralmente localizado na parte superior ou inferior da tela, o banner display possui boa visibilidade durante as partidas, com CTR médio de 0,20%.

Interstitial: o banner cobre 100% da tela do celular, e é exibido durante os intervalos das partidas, com CTR médio de 1,15%.

Considerando campanhas em jogos mobile

As marcas que desejam adotar uma estratégia de anúncios in-game, precisam levar em consideração a cultura digital do público que consome jogos. Por uma ser solução convergente com diferentes perfis, é importante que estratégia possua soluções aderentes para o target da campanha, como games de estratégia, quiz, luta, entretenimento, diversão, ou outras categorias.

Nesse ambiente dinâmico os anunciantes podem ampliar o alcance da marca, produtos e promoções a partir de mensagens descontraídas e com foco nos elementos visuais. Características que colaboram para influenciar a percepção do público com a marca e melhorar os resultados na ação.

Saiba como agregar as campanhas in-game na estratégia da marca, converse com um especialista da Publya.