Potencial de Consumo na Copa do Mundo 2022

Conteúdossetembro 20, 20226 Minutes

A Copa do Mundo iniciará em Novembro, mas já vem gerando expectativas positivas entre os torcedores e para todo um ecossistema envolvido com o evento. Segundo a Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022, realizada pela Globo, 9 em cada 10 brasileiros pretendem acompanhar a competição e 61% já estão acompanhando notícias sobre o evento.

Pela primeira vez a Black Friday e a Copa serão realizadas no mesmo período, o que promete movimentar ainda mais o comércio. Esse cenário traz oportunidades para os varejistas dos mais variados segmentos utilizarem o ambiente digital para fortalecer sua estratégia de comunicação e impulsionar as vendas.

Confira neste artigo como estão as expectativas para o evento, quando os brasileiros começam a planejar suas compras para a data e a relevância da mídia digital neste período.

Como os brasileiros irão acompanhar a Copa?

A paixão do brasileiro pela Copa vai muito além de acompanhar jogos ao vivo. A busca por conteúdos em múltiplas plataformas faz com que os torcedores sintam-se mais próximos de tudo que acontece no campeonato, desde os bastidores até o pós-jogo.

O que pretendem assistir em relação ao evento:

 

 

Como pretendem acompanhar o evento:

  • TV Aberta (80%)
  • TV por Assinatura (32%)
  • Internet (23%)
  • Streaming (18%)
  • Redes Sociais (16%)

Além disso, assistir aos jogos em casa e acompanhado de outras pessoas será a principal forma de assistir ao campeonato (78%).

Compras relacionadas a Copa do Mundo

As compras fazem parte do planejamento dos torcedores durante a Copa do Mundo, seja adquirindo uma camisa da seleção, uma TV nova para acompanhar os jogos, petiscos para receber os amigos ou até mesmo aumentando a velocidade da internet.

É interessante notar que a maioria (47%) pretende ir às compras até um mês antes do evento, mas também há aqueles que deixam para cima da hora: 15 dias antes (24%) e na semana de início (15%) da Copa.

A proximidade entre a Black Friday e a Copa do Mundo aparece como uma alternativa para ir às compras. De acordo com a pesquisa da Globo, 5 em 10 afirmam que preferem comprar o que planejaram na Black Friday por conta das promoções. Até mesmo os que não se planejaram para comprar algo relacionado a Copa afirmam que as promoções da Black Friday poderiam incentivá-los.

Afinidade dos Torcedores com Plataformas Digitais

A paixão por esportes conecta torcedores do mundo todo nas plataformas digitais. De acordo com um estudo da ComScore, os conteúdos da categoria Sports alcançaram 52% do total da população digital em julho de 2021.

Grande parte dos conteúdos e interações concentram-se nas redes sociais. Conforme a Máquina dos Esporte entre janeiro e junho deste ano, cerca de 15,6 milhões de novas inscrições foram registradas nas cinco principais mídias sociais dos clubes de futebol nacionais (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube), com destaque para o Instagram.

Se informar sobre o evento é outra atividade frequente entre os torcedores de futebol, os brasileiros pretendem utilizar principalmente sites e portais de notícias esportivos (74%), noticiários esportivos (57%), redes sociais (49%) e jogos ao vivo (44%).

Os dados são referentes a pesquisa “A Copa de 2022 desperta o interesse do brasileiro” da Globo.

Importância das Marcas estarem Ativas na Publicidade

O potencial de alcance e engajamento da Copa do Mundo traz ainda mais relevância para a comunicação das marcas. A publicidade na data também é capaz de trazer sensações positivas sobre uma marca e até mesmo conquistar os consumidores:

Conexão com os consumidores

  • 61% valorizam marcas que incentivam uma prática tão importante como o esporte
  • 50% passam a admirar mais marcas que se associam a grandes eventos esportivos

Ativam o Gatilho de Interesse

  • 48% passam a considerar essas marcas nas próximas compras
  • 43% compram ou consomem marcas presentes na Copa com mais frequência

Com a relevância da Copa do Mundo, a Mídia Digital se torna essencial para o planejamento das marcas. Segundo a Meio e Mensagem, 48% dos consumidores disseram estar aguardando para ver quais anúncios serão veiculados durante a Copa do Mundo.

Confira as sugestões de estratégias que podem ser explorados no planejamento digital das marcas durante a Copa do Mundo:

Programática Display e Vídeo – Apresente anúncios para um público qualificado no ambiente digital, em diferentes portais de conteúdo e aplicativos.

  • Segmentação de audiências que demonstram interesse em produtos relacionados a esportes e futebol
  • Segmentação contextual para apresentar anúncios em páginas de conteúdos relacionadas a esportes e futebol
    Anúncios em portais exclusivos via Private Deal: ESPN, Superesportes, Globo Esporte (GE), Esporte Interativo, Lance, Torcedores e entre outros

Private Deal: Player – Distribuição de conteúdo esportivo para os principais portais do Brasil em formato VOD, pre-roll e post-roll.

Private Deal: GOAL – Apresente anúncios na maior rede de futebol do mundo, com atuação expressiva no Brasil.

Solicite uma proposta personalizada para sua marca. Entre em contato com a Publya!