Private deals: descubra portais e aplicativos para anunciar na internet

Planejamento estratégico de mídiajulho 20, 202016 Minutes

Soluções especializadas ajudam as marcas a atingir seus objetivos de comunicação, e com a consolidação da mídia online, o setor vem aprimorando a entrega de mídia em espaços diferenciados.

Nesse contexto, em mídia programática, existe o Private Deal, uma forma de garantir a entrega de anúncios em espaços específicos, atendendo às necessidades de um anunciante para atingir determinado público –  ao contrário da chamada “entrega open’’, onde os anúncios podem ser veiculados em uma quantidade enorme de sites.

Para ajudar os anunciante na escolha de um Private Deal ideal, a Publya preparou um guia que apresenta as principais opções disponíveis nessa modalidade de compra programática. Confira!

Private Deals por categoria

Ao escolher um Private Deal é preciso conhecer bem o público-alvo para que o canal escolhido vá de encontro aos interesses da audiência que o anunciante quer impactar. Conheça algumas soluções em Private Deal organizadas por categoria: Entretenimento e Informação, Portais de Notícias e Cotidiano, e Marketplace.

1) Entretenimento e Informação:

Flame Ads – Combinando anúncios e diversão

Rede que oferece a veiculação de anúncios em aplicativos de jogos, aliando diversão a interação positiva com marcas. O inventário da Flame Ads conta com games de diferentes modalidades, perfis de público e formatos de anúncio.

É o espaço ideal para atingir consumidores de todas as idades. Os jogos são o espaço ideal de publicidade para anunciantes de diferentes setores, com foco para tecnologia, entretenimento, moda, beleza e alimentação.

Segundo a pesquisa Game Brazil Research, os usuários entre a faixa etária de 25 a 54 anos, concentram 72% do público gamer no Brasil. Esse dado reforça o fato de que não são apenas crianças e adolescentes que se interessam por jogos de celular, mas também usuários maduros e com poder de compra.

Desenvolvido para integrar a jornada do usuário durante a partida com o conteúdo publicitário, a plataforma conta com diferentes formatos como Display, Rewarded Vídeo e Playable Ads.

A opção Display apresenta banners no topo ou na parte inferior do aplicativo, sem prejudicar o usuário na visão do jogo. Também existe a opção de Display Interstitial, que cobre toda a tela em momentos estratégicos do jogo, como antes de iniciar uma partida, por exemplo.

Já o Rewarded Vídeo funciona exibindo anúncios em vídeo em troca de algum benefício na partida, como uma vida extra ou recursos avançados. Esse formato cria uma atmosfera positiva para o anunciante, já que usuário tem motivação para reproduzir a publicidade.

No formato Playable Ads o anúncio se apresenta como um mini jogo integrado ao aplicativo, o que permite a interação do usuário com a publicidade de forma divertida e disruptiva. Cada anunciante define o tipo de jogo que tem mais afinidade com a campanha, e a Flame Ads desenvolve o anúncio com base em alguns padrões definidos, como Puzzles, Quizzes e histórias interativas.

Tinder – Match entre usuários e a marca

O Tinder é o principal aplicativo de relacionamentos do Brasil e um dos pioneiros desse mercado. A plataforma é usada para conhecer novas pessoas e promove um ambiente de descontração entre seus usuários, possibilitando as marcas aproximação com público jovem.

Os anúncios no Tinder são a estratégia ideal para anunciantes do setor de entretenimento, beleza e ligadas ao público que tem afinidade com plataformas digitais. E podem ser segmentadas por gênero, idade e região geográfica.

Apresentando anúncios integrados a jornada dos usuários, e pensados de acordo com a lógica de funcionamento da plataforma, as marcas podem apresentar Cards com conteúdo de Vídeo ou Display que redirecionam o usuário para o site com mais informações.

É importante que o conteúdo da mensagem seja adequado para esse espaço, focando numa abordagem mais descontraída e leve. Para garantir o bom uso desse recurso, o Tinder filtra e bloqueia comunicações explícitas relacionadas a sexualidade.

Climatempo – Influenciando os hábitos de consumo

O Climatempo é a maior empresa brasileira de meteorologia, fornecendo conteúdo para diversos setores. Trabalha com espaços publicitários em seu site e aplicativo, e usa tecnologia para veicular campanhas de acordo com condições climáticas. É importante destacar a relevância que a Climatempo conquistou como fonte de informação para os brasileiros, com 1,2 milhões de usuários no aplicativo e 15 milhões de usuários únicos no site.

Esse Private Deal é relevante para as marcas considerando o impacto que as condições climáticas têm no cotidiano dos consumidores. Segundo levantamentos recentes 60% das pessoas verificam a previsão do tempo pelo menos uma vez por dia, o que as ajuda no planejamento de suas atividades. Esse comportamento é uma oportunidade para anunciantes aliarem o clima ao consumo de seus produtos.

Por exemplo, uma marca de sorvetes pode perceber que a procura por produtos aumenta em dias ensolarados, enquanto o delivery de um restaurante é a opção mais buscada em dias frios ou chuvosos.

Relevante para anunciantes do setor de turismo, entretenimento, varejo e saúde, as marcas podem intensificar sua presença online e garantir maior visibilidade levando em conta momentos meteorológicos estratégicos.

Banners Display são o principal formato dos anúncios do Climatempo, disponíveis no site e no aplicativo, é ideal para campanhas com objetivo de tráfego ou reconhecimento de marca. O destaque fica por conta das segmentações exclusivas, que otimizam a entrega de acordo com condições climáticas, como chuvas, Índice UV e sensação térmica.

DAZN – “As marcas entram em campo’’

Primeiro serviço de streaming ao vivo focado no meio esportivo, a DZAN possui direito de transmissão de diversos campeonatos e produz conteúdo autoral sobre esportes, que é distribuído entre os principais portais da internet, como Uol, Terra e R7.

Esse Private Deal gera resultados para anunciantes que buscam impactar o público interessado em esportes, com destaque para marcas do setor esportivo, de eventos, turismo, entretenimento e saúde. Além disso, os anunciantes se beneficiam da credibilidade do conteúdo produzido pela DZAN, que conta com especialistas e produção dedicada aos fãs de esportes.

Os anúncios são em vídeos de até 30 segundos, posicionados antes ou depois do conteúdo audiovisual produzido pela DAZN, e reproduzidos em grandes portais. Esse formato ajuda a aumentar o reconhecimento da marca e intensificar a presença online.

2) Portais de Notícias e Cotidiano:

Teads – Foco na qualidade do inventário

Plataforma de mídia global que trabalha com os publishers mais conceituados do mundo, distribuindo através deles mais de 1,5 bilhões de anúncios mensalmente.

No Brasil, a Teads conta com parceiros especializados, como Vogue, 4 Rodas, Forbes e Estadão, que são audiência ideal para anunciantes que buscam público premium, de setores de luxo, turismo, investimentos e imóveis. As campanhas são feitas usando tecnologias especializadas, como Brand Safety, verificação avançada de viewability e tráfego humano.

Uma das soluções de destaque é o Teads In-read, que proporciona a entrega de vídeos integrados ao conteúdo das páginas de sites da rede premium. Os anúncios têm até 30 segundos e são carregados apenas quando visíveis na página.

SeedTag – Integração não intrusiva em imagens

Pioneira na Europa e América Latina em soluções de publicidade In-Image, a plataforma veicula anúncios em Display e Vídeo em cima das imagens presentes no conteúdo de publishers premium. É um formato publicitário considerado não intrusivo, integrado com a jornada do usuário e com altos índices de lembrança de marca.

As segmentações são um diferencial desse Private Deal, construídas a partir de tecnologia própria de conteúdo semântico, que funciona combinando milhares de características nos textos e imagens para garantir entendimento do conteúdo. Essas informações abastecem a ferramenta de segmentação em tempo real, criando targets contextuais com grande precisão.

Marcas que buscam público qualificado e de alta renda se beneficiam dos anúncios Seed Tag, principalmente no setor financeiro, automotivo, imobiliário, luxo e turismo, usando as segmentações temáticas atualizadas para direcionar as campanhas.

Os formatos de destaque são Vídeo e Display, que aparecem em cima da imagem do conteúdo do publisher, se ajustando ao tamanho da mesma. Esse processo garante alto índice de viewability e é indicado para campanhas com objetivo de tráfego para o site, conversões ou reconhecimento de marca.

3) Marketplace:

Mercado Livre e OLX – Impactando o público que compra online

Como estratégia de Marketing, anunciantes do setor de varejo buscam aproximação da jornada do consumidor, se posicionando como uma opção de compra. Uma das formas de fazer isso é usando as soluções de mídia de Marketplaces como OLX e Mercado Livre. Essas plataformas dão opções para que anunciantes acessem audiências que tem afinidade com compra online.

O Mercado Livre conta com mais de 23 milhões de compradores e 7 milhões de vendedores, além do tráfego de demais visitantes que pesquisam ativamente por produtos. A plataforma oferece soluções de ecommerce para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio online.

Através de tecnologias avançadas, o Mercado Livre segmenta o público de sua plataforma, organizando a audiência em segmentação por estilo de vida, interesse online e comportamento de compra.

No caso do Mercado Livre, o private deal serve para a compra das segmentações desenvolvidas, que são aplicadas em campanhas programáticas. Dessa forma, os usuários indicados na segmentação são impactados com anúncios ao longo de sua jornada de navegação pela internet.

A OLX é acessada por um terço dos internautas brasileiro, com cerca de 6 milhões de visitantes diariamente. Além disso, o aplicativo da marca é o mais baixado na categoria de varejo no Brasil.

A plataforma disponibiliza espaços para veiculação de anúncios Display no site e aplicativo, para campanhas com objetivo de tráfego e reconhecimento de marca. Dessa maneira, os anunciantes impactam pessoas que tem afinidade com varejo online, se colocando como uma opção de compra

Interessado em utilizar uma das soluções descritas acima para dar visibilidade a sua marca? Converse com o time de especialistas da Publya e descubra o Private Deal ideal para sua estratégia de mídia.