Qual a diferença entre DSP e Google GDN?

Conteúdosjunho 27, 20237 Minutes

A diferença entre a compra de mídia no Google Display Network (GDN) e em uma DSP (Demand Side Platform) é um tema comum entre as agências e anunciantes que buscam por soluções efetivas para investir no digital.

Confira neste artigo um comparativo entre essas soluções e caso fique com alguma dúvida, você também pode conversar com um especialista da Publya.

Definição

GDN – Google Display Network

Tipo de campanha do Google Ads que permite a veiculação de anúncios na Rede Display do Google, alcançando pessoas enquanto navegam em sites e aplicativos que fazem parte da rede do Google, além do YouTube e Gmail.

DSPs – Demand Side Platforms

Tecnologia utilizada para automatizar as transações de compra de mídia que permite o acesso a um inventário de quase 100% dos websites brasileiros, com diversos provedores de dados e diferentes formatos de publicidade.

Diferenças entre Google GDN e DSP

1) Inventário para Entrega de Anúncios

As DSPs possuem uma quantidade maior de sites e aplicativos para exibir anúncios, além de contar com opções de formatos e posicionamentos que vão além das soluções do GDN.

O inventário do GDN é restrito à rede de parceiros do Google, que são os sites e aplicativos cadastrados no Google Adsense (Ad Exchange) e que disponibilizam espaços publicitários para a compra. Além de contar com a rede do Youtube e Gmail.

Já a DSP, além de ter acesso ao mesmo inventário do GDN, possui acesso a milhares de sites cadastrados em outras AdExchanges, como é o caso da Magnite, Smart, Xandr, etc., que permite maior alcance para as campanhas de mídia digital.

Outro diferencial do inventário da DSP são as soluções exclusivas de posicionamento e formatos. Como é o caso do DOOH e Connected TV, que possuem inventário disponível para compra por meio das DSPs.

Veja abaixo um exemplo:

2) Segmentação de Audiência

As DSP permitem a segmentação com base em uma série de conjuntos de dados, entre eles: first party (dados próprios do anunciante), second party (dados de públicos semelhantes) e third party.

O principal diferencial da DSP é que por conter segmentação fornecidas por diferentes provedores de dados, é possível a ativação de uma gama de audiência com base em diferentes padrões de comportamento e navegação. Indo desde a segmentação demográfica e comportamental, até transações realizadas, preferências, histórico de compras, dados de localização. Também é possível contar com os dados de provedores como Serasa Experian, VAGAS.COM, Boa Vista, entre outros.

Neste artigo você pode conferir todas as possibilidades e diferenças entre os dados first party disponíveis.

Outro diferencial é que as DSPs podem ser integradas às plataformas DMPs (Data Management Platform), que armazenam, organizam e analisam dados de diferentes fontes para personalizar a entrega dos anúncios com base na criação e ativação de novas audiências.

As campanhas de GDN permitem apenas segmentações de público-alvo orientadas por dados first party (dados próprios do anunciante) e second party (dados de públicos semelhantes), além de contar com grupos de segmentação da própria plataforma.

3) Qualificação das Campanhas

O Brand Safety é um conjunto de práticas para evitar que as marcas sejam associadas a conteúdos tidos como ilegais, falsos e inseguros, que prejudiquem a imagem junto aos consumidores.

O GND conta com as opções de criação de listas de ativação e de bloqueio (sites e conteúdo) e filtros de brand safety nativos da plataforma.

Já as DSP possuem as mesmas soluções do GDN, além de contar com filtros adicionais de brand safety fornecidos por terceiros (ou seja, de outros provedores) e filtros de visibilidade, que garantem uma segurança ainda maior na veiculação. Os filtros de visibilidade garantem que os anúncios sejam exibidos para um público relevante, evitando o desperdício de impressões com usuários não tão receptivos.

4) Gestão e Otimização

Os recursos de gestão e otimização de campanhas em DSP são superiores aos recursos de GDN, principalmente pela abertura de integração com outras tecnologias que aprimoram a veiculação de campanhas e a análise de resultados. Confira:

  • Informações Ativáveis: Campanhas de GDN possuem poucas informações ativáveis em comparação às de DSP. Essas informações ajudam o anunciante a entender granularidades da efetividade de uma campanha. Por exemplo, qual formato foi melhor, para qual público e em qual local. O que possibilita otimizar os resultados de forma mais eficiente.
  • IA: Diferentemente das campanhas de GDN, as campanhas em DSP integram inteligência artificial (IA) e algoritmos de machine learning, que aprimoram as estratégias de mídia com base no reconhecimento de padrões. O que viabiliza a predição dos resultados de compra com base no comportamento dos usuários, impulsionando recomendações de otimização para as plataformas de compra de mídia, e melhorando a tomada de decisões em tempo real para a entrega, compra e análise das campanhas.
  • Adserver: As campanhas em DSP são integradas com Adservers, tecnologias que
    hospedam, gerenciam e entregam criativos em espaços publicitários conforme as configurações e preferências do anunciante. Já as campanhas de GDN não permitem tal integração, o que limita o potencial de uma ação de mídia.

A Publya veicula campanhas nas principais plataformas DSPs do mercado e conta uma equipe disponível para auxiliar as agências e anunciantes na veiculação de campanhas em todos os canais digitais. Possui um plano de mídia para sua marca? Converse com um especialista da Publya!