Tendências de Consumo no Final de Ano e Estratégias de Mídia Digital

Conteúdosnovembro 23, 20228 Minutes

O mês dezembro é marcado por grandes movimentações no mercado por contemplar datas sazonais importantes, como o Natal e a Virada do Ano. Com maiores possibilidades de comemorar em conjunto, a expectativa para este ano é que o comércio tenha uma alta de até 19% nas vendas.

Confira insights sobre o comportamento de consumo e como os anunciantes podem se destacar no ambiente digital. Acesse também o estudo completo.

Desempenho de Vendas no Natal 2021

No ano passado, as pesquisas de intenção de compra trouxeram um cenário positivo para as vendas de Natal e os resultados não foram diferentes. O faturamento do e-commerce brasileiro teve um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O número de pedidos somou 9,2 milhões, o que representou um aumento de 14%. O setor de eletrônicos foi o que mais se destacou nas vendas (61%), seguido de alimentos e bebidas (44%) e esporte e lazer (37%).

É interessante notar que o avanço da vacinação e a redução das medidas restritivas fizeram com que os consumidores se sentissem mais confiantes de frequentarem lojas físicas. O que fez com que as vendas no comércio tradicional tivessem um impacto significativo. Segundo o E-commerce de Sucesso, houve um aumento de 58% nas vendas do comércio tradicional quando comparado às do mesmo período do ano anterior.

O setor de eletrodomésticos foi o mais procurado presencialmente (+46%), seguido de esporte e lazer (+43%) e brinquedos (+41%).

Ceia Natalina

Reunir a família durante a ceia é uma das tradições mais importantes para a maioria das pessoas que celebram a data. Não à toa, no ano passado, 60% dos consumidores pretendiam comer comida típica no Natal, sendo a porcentagem ainda maior na classe A/B (73%).

Segundo a pesquisa Gente Globo, Chester (61%), Peru (57%) e Pernil (49%) foram as principais escolhas do ano passado. Já no quesito sobremesas se destacaram: Pudim de Leite Condensado (60%), Bolo de Chocolate (40%) e Rabanada (38%).

As principais escolhas de bebidas alcoólicas foram cerveja (49%), vinho/espumante nacional (45%) e whisky (12%). Além de refrigerante (76%) e suco pronto (39%) para aqueles que não consomem álcool.

Intenção de Compra para o Natal 2022

Comemorar o Natal é uma tradição para os brasileiros, que se reúnem com a família e os amigos para celebrar. Essa também é considerada a data mais importante para o varejo tanto em volume de vendas como em faturamento.

Como uma forma de retribuir o carinho às pessoas próximas, a troca de presentes neste período é comum. As pesquisas de intenção de compra para este ano destacam entre os principais presenteados: filhos (62%), cônjuge (45%) e mãe (41%).

Entre os produtos que serão mais procurados, estão:

  • Roupas (57%)
  • Calçados (38%)
  • Perfumes/Cosméticos (36%)
  • Brinquedos (34%)
  • Acessórios (21%)

A expectativa da CNDL para este ano é que 81,2 milhões de consumidores comprarão pela internet, sendo que 36% deles devem comprar quase todos os presentes online, 31% metade deles e 21% todos. Entre os canais de compra aparecem aplicativos (77%), sites (76%) e Instagram (18%).

Comportamento de Consumo no Ano Novo

Recomeço, renovação e esperança são algumas das palavras que dão significado à comemoração de virada de ano. No ano passado, 98% dos brasileiros pretendiam comemorar a virada do ano, seja festejando em casa (36%), viajando (12%) ou comemorando na casa de parentes.

Em uma tentativa de atrair energias positivas para os próximos 365 dias, grande parte dos brasileiros se importam com a cor de roupa que vestem na virada do ano. Em 2021, 51% das pessoas que iam comemorar a data pretendiam comprar roupas, calçados e acessórios.

  • 42% pretendiam usar branco (paz)
  • 6% amarelo (dinheiro)
  • 6% azul (harmonia e confiança)

As viagens também não ficaram de fora. Viajar é uma das opções mais escolhidas pelos brasileiros que desejam comemorar a virada do ano. No ano passado, segundo uma reportagem da CNN, as buscas por viagens aumentaram em 116% no Ano Novo.

Destinos Nacionais Mais Procurados

  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Recife (PE)
  • Salvador (BA)

Destinos Internacionais Mais Procurados

  • Lisboa (Portugal)
  • Buenos Aires (Argentina)
  • Cancún (México)

Campanhas de Mídia para o Natal

Durante este período do ano os anunciantes podem utilizar diferentes canais para aumentar a visibilidade das ofertas no e-commerce, ou então, convidar os consumidores para uma visita à loja física.

Este é um período para trabalhar objetivos de campanhas orientados a levar um tráfego qualificado para o site, ou seja, levar pessoas que estão propensas a comprar seu produto ou serviço na loja online. Uma forma de fazer isso é utilizando os dados coletados ao longo do ano para complementar as estratégias voltadas para conversão e vendas.

Mídias Sugeridas:

  • Campanhas de Display se mostram bastante efetivas nesse contexto, já que permitem a entrega de anúncios com base na intenção de compra e comportamento de navegação. Dessa forma, o anunciante pode impactar os usuários com anúncios em portais de conteúdo, apps, entre outros.
  • Google Adwords ocupa um espaço importante durante o processo de pesquisas. Principalmente para reforçar a presença da marca como opção de compra e facilitar o caminho dos consumidores até o site. Os anunciantes podem apresentar anúncios na primeira página com base na palavra-chave pesquisada pelo usuário.
  • Facebook Ads (Facebook, Instagram, Messenger) oferecem formatos diversificados (Feed, Stories, Mensagem) de anúncios, que permitem apresentar ofertas de produtos/serviços em formato de imagens e vídeos.
  • O Tik Tok é muito utilizado durante o processo de busca pelos consumidores. A plataforma oferece diversos formatos e recursos interativos, o que cria uma oportunidade para que as marcas estejam presentes durante a jornada de compra.
  • Pinterest é utilizado principalmente para buscar inspirações e ideias, o que cria uma oportunidade para que as marcas impactem os usuários com base em seus interesses e comportamentos na plataforma.

Apostar em campanhas online é um fator decisivo para completar as estratégias da marca, e aumenta as chances de sucesso das vendas durante o fim de ano. Receba um planejamento personalizado de acordo com o comportamento da audiência da sua marca, entre em contato com a Publya.