Tik Tok Ads: aproveite a relevância do app para encontrar sua audiência

Conteúdosoutubro 6, 20216 Minutes

O Tik Tok é uma rede social para criação e compartilhamento de vídeos com até um minuto de duração. A plataforma vem crescendo em número de usuários e engajamento no mundo todo, apresentando uma quantidade de downloads superior ao Facebook e WhatsApp. De acordo com dados da Sensor Tower, disponibilizados no artigo da Oberlo, foram realizados 2 milhões de downloads durante o primeiro trimestre de 2020. Além disso, o app já possui mais de 7 milhões de brasileiros cadastrados.

A expansão do aplicativo no Brasil cria uma oportunidade para as marcas alcançarem consumidores em potencial. Este artigo abordará quem é o público engajado, seu comportamento no aplicativo e o potencial dos anúncios dentro do Tik Tok Ads.

Quem são os usuários do Tik Tok e quais são suas preferências?

No Brasil, o Tik Tok possui quase 10 milhões de vídeos produzidos por mês, chegando próximo a 2 bilhões de visualizações mensais. Embora o aplicativo tenha maior popularidade entre os jovens (40% dos usuários possuem entre 16 e 24 anos), dados da Kantar Ibope Media indicaram um aumento de 14% na participação de usuários com mais de 55 anos em 2020, o que demonstra a aderência do app entre pessoas de todas as idades.

Os usuários utilizam o aplicativo para diferentes objetivos, que vão desde a criação e compartilhamento de vídeos curtos até acompanhar transmissões ao vivo. Segundo a Opinion Box, os usuários costumam utilizar o Tik Tok por diversão (74%), para descobrir novidades (48%), ficar dentro de conteúdos virais (37%), se informar (31%) e até mesmo utilizar à trabalho (13%).

A diversidade de conteúdo é um dos principais diferenciais do aplicativo. Conforme apontado na pesquisa da Opinion Box, assistir vídeos de humor e descontração é considerado por 70% dos entrevistados a ação mais realizada dentro do app. Outras categorias de conteúdo muito consumidas são músicas (54%), saúde/fitness (47%), gastronomia/receitas (46%), viagem e turismo (46%).

Além disso, o tempo médio diário dos brasileiros praticamente dobrou no último ano, passando de 30 minutos para 60 minutos conectados no Tik Tok. Outro dado interessante é que 38% dos respondentes do relatório da Opinion Box declararam que abrem a plataforma várias vezes ao dia e 37% pelo menos uma vez ao dia.

Esse comportamento pode estar relacionado aos algoritmos de recomendação do aplicativo, que rastreia a atividade dos usuários para apresentar vídeos relacionados às categorias que eles mais se interessam. Essa personalização faz com que as pessoas permaneçam mais tempo utilizando-o, pois estão constantemente sendo expostos a conteúdos relacionados aos seus interesses. Além de aumentar o alcance dos conteúdos compartilhados na plataforma.

O espaço e o potencial das marcas no Tik Tok

Popular entre jovens e adultos, o aplicativo torna-se um ambiente propício para as marcas alcançarem consumidores em potencial por meio dos anúncios. Segundo pesquisas, o Tik Tok Ads vem trazendo resultados efetivos para a estratégia das marcas que visam aumentar o conhecimento do consumidor acerca dos produtos e serviços e influenciar decisões de compra.

No mesmo relatório divulgado pela Opinion Box, 47% dos usuários do aplicativo afirmam que acompanham vídeos de empresas que gostam e 56% seguem alguma marca.

Outro dado interessante relacionado a presença das marcas é o impacto que os anúncios possuem durante a jornada de compra. De acordo com um artigo publicado no Meio & Mensagem, um em cada três usuários comprou algo que não estava considerando antes por influência do aplicativo, e 76% das pessoas que o utilizam estão abertos à visualização de anúncios sobre novos produtos.

Apesar dos jovens da Gen Z (18 a 24 anos) serem um público predominante na plataforma, os usuários mais propensos a realizarem uma compra com base na influência do Tik Tok são os Millennials (25 a 34 anos). De acordo com o relatório da Harris Poll Brand Platform, cerca de 57% dos Millennials compraram algo apresentado na plataforma, enquanto a porcentagem da Gen Z é de 38%.

Tik Tok Ads: Formatos e Possibilidades de Anúncios

Os anúncios no Tik Tok misturam-se com os conteúdos produzidos na plataforma, o que fornece uma experiência fluida para os usuários e traz a sensação de estarem consumindo um conteúdo orgânico. As marcas podem utilizar os anúncios para atender os objetivos de reconhecimento de marca, tráfego para o site e instalação de app. Além de contar com diferentes recursos de segmentação para levar sua mensagem ao público desejado. Por exemplo, utilizando a inteligência da plataforma para direcionar os anúncios para um público em potencial para a marca, considerando características regionais (estado e país), entre outros.

Com grande receptividade entre o público brasileiro, o Tik Tok surge como uma oportunidade para as marcas alcançarem seu público alvo. Converse com um especialista da Publya e saiba como utilizar a plataforma na sua estratégia digital.