Comunicação na gestão pública: como usar o meio digital para estar próximo aos cidadãos

Planejamento estratégico de mídiafevereiro 5, 20208 Minutes

A comunicação na gestão pública é imprescindível para a aproximação entre o município e o cidadão. A sociedade tem em suas mãos cada vez mais o poder de fiscalização e manifestação popular, por isso é ideal que as prefeituras divulguem informações de interesse público, capaz de manter acesa a relação entre cidadãos e servidores municipais eleitos.

As prefeituras, como organizações públicas, são classificadas como “organizações sem fins lucrativos”, mas qual a aplicabilidade e os benefícios do uso da comunicação na gestão pública?

Segundo dados do Cetic 2018, hoje 70% da população brasileira com mais de 10 anos está conectada. Isso mostra o quão essencial é utilizar o meio digital para manter o cidadão por dentro do que é realizado pela gestão municipal e construir uma relação de confiança, satisfazendo seus anseios e necessidades.

Neste artigo a Publya busca trazer, principalmente para as agências de publicidade, os principais desafios enfrentados para a aplicação do comunicação da gestão pública e quais soluções de mídia digital podem ser utilizadas para aproximar a prefeitura dos cidadãos. Confira!

Desafios na comunicação na gestão pública

A gestão pública tem a necessidade de demonstrar para o eleitor o andamento e ou execução de seus projetos para comprovar o vínculo e comprometimento efetivo com a satisfação do cidadão. É nessa hora que o digital faz toda a diferença, pois busca dar suporte para que gestores públicos divulguem seus projetos de forma mais direcionada.

Durante o planejamento de uma ação de comunicação para a gestão pública, é preciso manter-se dentro de alguns padrões e normas da comunicação pública estabelecidas pelos órgãos reguladores do estado.

A SECOM atua na orientação das boas práticas da comunicação social e do planejamento de mídias e veículos para entidades do Sistema de Comunicação de Governo. Essa secretaria estabelece critérios técnicos e fiscaliza a implementação das ações de comunicação para que sejam transmitidas informações de qualidade.

Um dos principais benefícios da divulgação das ações da gestão pública é que ela fomenta o debates entre os cidadãos e, desta forma, também auxilia na melhoria da oferta dos serviços prestados nos setores públicos. Confira 3 pontos chave que devem ser analisados durante o planejamento de comunicação para gestão pública:

1) Entenda o novo comportamento do cidadão

Com a evolução do uso de computadores e smartphones, o perfil do cidadão e o estilo de vida de algumas gerações tem passado por mudanças.

Sendo assim, é importante conhecer os cidadãos, entender seus hábitos e necessidades para, então, levar até eles informações de interesse público personalizadas de acordo com o seu perfil e com as plataformas em que se encontram.

A cultura local, assim como a influência que ela tem sobre determinado público, também deve ser considerada nas estratégias de comunicação. No caso das prefeituras, o ideal é concentrar os esforços nos cidadãos dos bairros e regiões mais próximas para que hajam resultados mais direcionados e eficazes.

2) Posicionar-se dentro do cenário certo

Os governos, em suas várias instâncias, estão utilizando o digital para levar informações até os cidadãos, criando novas relações que impactam diretamente as políticas governamentais.

Para que isso aconteça é importante estabelecer-se online para transmitir o posicionamento do órgão diante do cidadão e da opinião pública, reforçando-a como uma instituição de referência.

3) Agir com transparência e responsabilidade fiscal

A Lei de Acesso à Informação que amplia e facilita a divulgação dos recursos gastos em diferentes áreas da gestão, também reflete nas ações de comunicação na gestão pública. Sendo imprescindível criar uma relação de transparência sobre os recursos gastos com publicidade para que haja comprovação efetiva dos resultados.

Como usar o meio digital para ficar mais perto dos cidadãos?

De acordo com as informações citadas ao longo do artigo é possível identificar a importância de uma boa estratégia de comunicação na gestão pública. Porém, um bom planejamento digital não se constrói de qualquer maneira, e as agências licitadas para projetos públicos precisam saber como utilizar o digital para fazer com que as prefeituras estejam onde os cidadãos estão.

A Publya preparou um material completo trazendo sugestões e dicas estratégicas que podem ser exploradas na estratégia de mídia digital das prefeituras que incluí:

Programática: o poder do uso dos dados para uma segmentação mais assertiva:
Dados de Terceiros: perfil de navegação, dados sociodemográficos e de comportamento;
Hyperlocal: alcançar os usuários que passam por pontos específicos da cidade;
Sites regionais: como estar presente nos sites de notícias locais também traz valor para os cidadãos;
Redes sociais: como estar nas principais plataformas de comunicação;
Waze: como usar o aplicativo para divulgação de projetos da prefeitura na cidade;

E claro, frisando a importância da transparência, um dos principais benefícios do uso do digital é o seu potencial de análise e comprovação de resultados. Quer saber como usar a internet para elaborar um planejamento de mídia mais eficaz para as prefeituras? Acesse o novo material da Publya Internet – Ferramenta de comunicação para prefeituras.