Turismo de Lazer: Panorama do Setor e ações de Mídia Digital

Conteúdosfevereiro 10, 20228 Minutes

O aumento da população imunizada traz perspectivas positivas para a retomada das viagens nacionais e internacionais. Uma pesquisa realizada pela Booking.com destacou que 63% dos consumidores apontavam que o ato de viajar se tornou ainda mais importante no pós-pandemia. Além disso, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo projetou para 2022 um retorno esperado de, pelo menos, 30% do faturamento médio para o setor de turismo.

Neste artigo você verá um panorama do setor de turismo, o perfil dos viajantes brasileiros e como o ambiente digital pode ser efetivo para encontrar uma audiência qualificada.

Viagens de Lazer

Seja sozinho(a) ou acompanhado(a), as pessoas possuem diferentes desejos para realizar uma viagem, como se divertir, conhecer novos lugares, celebrar momentos e reunir a família e os amigos. Por ser uma atividade que requer planejamento, as datas comemorativas e os períodos de férias possuem influência na decisão de quando realizar uma viagem. Mas uma pesquisa da Elo também destacou que encontrar uma ótima opção de voo ou hotel (44,52%) e o consumo de conteúdo nas redes sociais (37,59%) também atuam como motivadores para fazer uma nova viagem, principalmente ao acompanharem fotos ou postagens de viagens.

Já na escolha do destino, a exploração do território nacional aparece como a primeira opção de viagem para 93% dos brasileiros. Seja para locais com praia (74,84%), além de serra, montanha, campo (47,51%), cidades do interior (34,49%) e cidades grandes (29,28%).

Opções de Transporte e Hospedagem

Transporte

A escolha do deslocamento, geralmente, está relacionada à escolha do destino, tempo e orçamento disponível. Segundo uma pesquisa conduzida pela Elo, o avião é considerado o meio de transporte preferido para 61,76% dos brasileiros que fazem viagens de lazer, seguido do veículo próprio (29,01%).

  • Critérios para a compra de uma passagem aérea: Facilidade de reserva/compra (58,40%), Forma de pagamento (56,92%), Qualidade da companhia aérea (50,77%).

Hospedagem

Já no critério hospedagem, 34,80% dos consumidores apontam dar preferência aos hotéis confortáveis (4 estrelas). Outros formatos de hospedagem citados são hotéis econômicos (21,59%) e pousadas (15,20%).

  • Critérios para a escolha da Hospedagem: Preço (78,81%), Localização (72,18%), Protocolos higiênicos-sanitários (71,08%), Segurança (67,11%), Qualidade (63,36%).

Consumidores de Turismo no Ambiente Digital

A procura por atividades de turismo no ambiente online apresentam resultados significativos. Um estudo divulgado em dezembro pela Conversion, destaca o desempenho de 21 sites da categoria, que é composta por sites de agências de viagens e turismo.

De acordo com a pesquisa, houve um crescimento de 150% no comércio eletrônico em 2021, quando comparado ao ano anterior. O mês de Julho foi o que apresentou maior crescimento no volume de tráfego nos sites de viagens (+18,61%). Setembro (+8,53%), Outubro (+9,36%) e Novembro (+7,58%) também tiveram números significativos.

Entre os dispositivos mais acessados, os dispositivos móveis aparece com destaque. Em novembro de 2021, o volume de visitas totais foi de 74% nos dispositivos mobile e 26% em desktop.

Benchmark de Investimento em Mídia Digital

Segundo o relatório Digital AdSpend, realizado pela IAB Brasil, a categoria de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo esteve entre os top 15 setores que mais investiram em mídia digital em 2020 e vem apresentando uma tendência de crescimento desde o início de 2021. O investimento total do setor foi de R$1.012 bilhões, o que representa 72% do share de Digital no investimento publicitário geral. É interessante notar que na comparação entre o primeiro semestre de 2020 e 2021, houve um crescimento de 54% no volume investido, alcançando R$911 milhões de investimento.

Soluções de Mídia Digital

A mídia digital é um importante canal para trabalhar a visibilidade da marca e fortalecer sua estratégia de atração de novos consumidores. Por meio de uma série de mídias e canais, as empresas do setor de turismo podem impactar pessoas que demonstram intenção de viajar e estão em busca de destinos, os que já sabem o destino e estão pesquisando por hospedagem e transporte, entre outros. Confira as sugestões de canais que podem ser explorados na estratégia das marcas:

  • Mídia Programática → Apresente anúncios em diferentes Portais e Aplicativos, combinando estratégias para alcançar potenciais consumidores em seus momentos de navegação durante toda etapa do funil.
  • Facebook Ads → Veicule anúncios no Facebook, Instagram, Messenger, e na rede de sites Audience Network. O hub de soluções do Facebook Ads conta com diferentes formatos (imagem, vídeos e GIF), e opções de posicionamento (feed, stories, etc) para gerar uma experiência personalizada para os consumidores.
  • Youtube Ads → Com os anúncios do YouTube, sua marca alcança potenciais clientes e os incentiva a realizar ações no momento em que assistem ou pesquisam vídeos na plataforma. A segmentação dos anúncios pode ser feita com base em tópicos dos canais de interesse, canais do Youtube relacionados ao setor, entre outros.
  • Google Adwords → Capture a demanda dos consumidores que estão pesquisando por produtos, serviços e outras marcas na internet. Os anúncios da Rede de Pesquisa facilitam a descoberta da marca de forma dinâmica, e orientada aos interesses do consumidor. Por exemplo, é possível impactar os usuários que estão pesquisando no Google sobre passagens, locais turísticos, etc.
  • Pinterest → Veicule anúncios no Pinterest e conquiste a atenção dos usuários que estão buscando por viagens. Os principais formatos disponíveis para a veiculação são imagens (únicas ou carrossel), vídeos ou coleções de produtos. Os anúncios podem ser segmentados de acordo com o comportamento do público dentro do app.

Cada formato desses permite diferentes segmentações, como: dados de demografia, interesse ou comportamento etc, que seleciona o público ideal para a estratégia de cada campanha. Confira as segmentações que podem ser utilizadas nas campanhas do setor de turismo, assim como mais informações sobre perfil do público e seus comportamentos no novo estudo da Publya “Turismo: Lazer e Corporativo Panorama do Setor e Estratégias Digitais”.