DCO: eficiência e personalização ao veicular anúncios

Conteúdosjunho 9, 20219 Minutes

“Entregar a mensagem certa, no momento certo” é uma das expressões mais utilizadas sobre a mídia programática. Isso porque através de diferentes estratégias e segmentações, os anunciantes podem alcançar públicos específicos de acordo com o seu perfil, comportamentos e interesses no ambiente online.

O Dynamic Creative Optimization segue essa mesma lógica, permitindo o uso de diferentes estratégias para personalizar os anúncios de acordo com o usuário a ser impactado. Dessa forma, é possível gerar maior proximidade com o público e otimizar o desenvolvimento de criativos para as campanhas programáticas.

A Publya anunciou recentemente a solução Studio de Criação, e apresenta neste artigo os benefícios do Dynamic Creative Optimization (DCO) para a estratégia de mídia dos anunciantes.

Como funciona o Dynamic Creative Optimization?

Dynamic Creative Optimization (DCO) é a tecnologia responsável pelo desenvolvimento de criativos de forma automatizada e dinâmica, permitindo a personalização de elementos visuais com base em dados de audiências.

Na prática, as campanhas de DCO podem ser personalizadas a partir da ativação de dados em tempo real, que modificam os elementos gráficos do anúncio de acordo com o usuário impactado.

Confira abaixo as estratégias disponíveis:

Dados Third Party

Dados demográficos, interesse, intenção de compra, etc

Utilizando as segmentações de interesses e comportamento online, é possível criar campanhas para um estágio inicial da jornada de compra. Personalizando os anúncios com base na persona ideal da marca.

Dados First Party

Retargeting (histórico de navegação) e Base de Clientes

O dado first party é um dos principais diferenciais para os anunciantes que utilizam DCO, ao permitir o uso de ativos da marca para personalizar a experiência dos usuários que já demonstram interesse. Os dois passos essenciais para uma estratégia baseada em dados first party são:

  1. Identificar os usuários que já fizeram alguma ação de valor dentro do site, como visitaram uma página de produto ou serviço, realizaram uma conversão ou não finalizaram um cadastro.
  2. Desenvolver linhas de comunicação para cada momento, apresentando produtos novos e/ou similares, senso de urgência com datas, cupons de desconto, entre outros.

Localização

Cidade, Estado ou País

A segmentação geográfica ajuda a filtrar as regiões mais relevantes para o anunciante. Por exemplo, uma universidade que possui pólos em diferentes regiões do Brasil, pode aproveitar os recursos do DCO para desenvolver uma linha de comunicação única. No qual os anúncios são personalizados de acordo com os usuários que estejam na região do pólo.

Vantagens do DCO para as agências e anunciantes

O DCO traz benefícios diretos para a estratégia de mídia dos anunciantes, que podem direcionar seus anúncios de forma eficiente e otimizar o trabalho dos profissionais de design e mídia. Algumas vantagens são:

  • Personalização

Apresentar anúncios personalizados para usuários que demonstram estar prontos para comprar ou converter, é essencial para aprimorar a experiência dos consumidores e traz resultados significativos para a lucratividade dos negócios. De acordo com a McKinsey, as organizações que aproveitam os dados de comportamento do cliente para gerar insights, atingem cerca de 85% de crescimento nas vendas.

  • Análise da Comunicação

O uso de testes A/B também é uma boa prática para proporcionar um feedback real da comunicação da marca. Permitindo identificar quais mensagens estão sendo mais ou menos efetivas com base nos resultados das campanhas.

  • Eficiência no Processo Criativo

As campanhas de mídia programática precisam de, no mínimo, 11 formatos de anúncios para a entrega em dispositivos Desktop e Mobile. Um dos principais desafios das marcas que desenvolvem diferentes linhas de comunicação, é a quantidade versus o tempo que as equipes de criação demandam para produzir. Através do DCO é possível agregar agilidade no desenvolvimento dos anúncios, além de realizar otimizações em tempo real.

Como planejar uma ação usando DCO

Ter uma visão ampla sobre o público-alvo e os momentos mais relevantes da sua jornada de compra, é essencial para determinar o melhor tipo de estratégia para a personalização dos anúncios. Alguns passos são:

  • Determine o público-alvo a ser impactado 
    Identifique as características como faixa etária, estilo de vida (universitários, são casados, solteiros, noivos), interesses, objetivos, plataformas que consomem conteúdo, entre outros.
  • Identifique os momentos da jornada e as mensagens para cada etapa
    Quais são os momentos da jornada de compra do consumidor e como os usuários interagem com a marca?

Exemplo prático: Ao começar a jornada para escolher uma Instituição de Ensino, um potencial aluno pode visitar a página do curso que possui interesse, páginas que falam sobre as modalidades de ingresso e diferenciais da instituição. Os que estiverem em uma etapa mais avançada, podem solicitar contato ou preencher um formulário de matrícula.

Esses momentos de demonstração de interesse do usuário podem ser utilizados para personalizar a comunicação da marca:

  1. Variação de criativo com base em cursos
  2. Variação com base em diferenciais
  3. Variação com base em usuários que não finalizaram a matrícula

A partir dessas informações, é possível criar um briefing detalhado sobre o cliente ideal da marca, e escolher os momentos mais relevantes para adequar a estratégia utitlizando DCO.

Segundo dados da Google Media Lab, o anúncio é responsável por aproximadamente 70% do desempenho das ações de mídia digital. Nesse contexto, a atenção aos detalhes durante o desenvolvimento de uma estratégia de DCO é essencial para atingir bons resultados. Converse com um especialista da Publya e saiba como implementar uma estratégia eficiente para sua marca.